Conheça as vantagens de calibrar o pneu do caminhão com nitrogênio

Intervalo maior entre as calibragens e o ganho em durabilidade estão entre as vantagens de trocar o ar atmosférico pelo gás

0
659
Conheça as vantagens de calibrar o pneu do caminhão com nitrogênio
Conheça as vantagens de calibrar o pneu do caminhão com nitrogênio

Muito se fala do uso do nitrogênio para calibrar os pneus de veículos. Mas você sabe qual é a vantagem do uso desse gás no caso dos veículos pesados?

+ Confira 5 dicas para usar melhor o ar-condicionado
+ Cinco dicas para economizar combustível no seu carro
+ 11 dicas de manutenção para viajar tranquilamente
+ Bateria descarregada: saiba o que fazer para sair do sufoco


De acordo com a empresa fabricante de gases e equipamentos relacionados Air Products, uma das vantagens é o intervalo maior entre as calibragens, que pode chegar a até 45 dias. “As moléculas desse gás são maiores e demoram mais para sair pela borracha do pneu, que é permeável”, explica o vendedor técnico da Air Products, Omar Abreu.

Outro ganho proporcionado pelo nitrogênio é em economia. “O segundo maior custo do transporte rodoviário hoje é, sem dúvida, o pneu, perdendo apenas para o combustível. O nitrogênio representa em média 5 a 10% de ganho na primeira vida útil do pneu e economia de cerca de quatro pneus por mês para frotistas”, completa Abreu.

As carcaças também podem ser reutilizadas mais vezes com a utilização do gás. Segundo Abreu: “trabalhando com ar comprimido, a temperatura e a pressão dos pneus variam muito devido aos contaminantes como água e óleo. Com o uso de nitrogênio que é um gás totalmente inerte, estável, isento de umidade e óleo, a temperatura e calibragem ideal do pneu é mantida por mais tempo preservando a estrutura interna. Em média, é possível ter uma reforma a mais por carcaça, o que também gera ganho ambiental, uma vez que significa melhor aproveitamento do pneu e menor geração de sucata”.

Mais na Motor Show

+ Porsche Cayenne Turbo GT estreia no Brasil a partir de R$ 1,2 milhão
+ E-Biker 12 é uma bike elétrica para crianças a partir de 2 anos
+ Carro com placa final 4 deve ser licenciado em julho; veja como fazer
+ Volkswagen Polo GTI estreia visual renovado e direção semiautônoma
+ Ford Escort que foi de Lady Di é vendido pelo preço de um Mustang 0km no Reino Unido
+ Carros clássicos do baterista do Rush vão a leilão nos EUA; conheça a coleção