15/07/2020 - 6:59
Como você já conferiu, a Audi iniciou a pré-venda de cinco novos modelos RS em nosso mercado e, agora fomos conhecê-los de perto. Os novos ‘jatos’ do fabricante de Ingolstadt são: o RS 6 Avant, o RS 7 Sportback, o RS Q8, que chegam às concessionárias no final deste ano, enquanto os RS Q3 e RS Q3 Sportback estão previstos para o início de 2021.
Embora as peruas tenham desaparecido do nosso mercado, a Audi segue trazendo a radical RS 6 Avant por R$ 793.990 (venda direta). A station wagon esconde sob o capô uma verdadeira usina de força, que é composta por um V8 4.0 (3.996 cm³) biturbo associado a câmbio Tiptronic de oito marchas para despejar uma potência de 600 cv de 6.000 a 6.250 rpm e torque brutal de 81,57 kgfm entre 2.050 e 4.500 rpm.
Com 2.230 kg e tração integral quattro, é capaz de partir da imobilidade aos 100 km/h em 3,6 segundos. Ou seja, mais rápida até que um Porsche 911 GT3 com transmissão manual, que cumpre a mesma prova em 3,9 segundos, só para comparar.
Quem deseja uma pitada a mais de desempenho pode optar por um opcional, que eleva a máxima de 280 km/h aos 305 km/h e junto traz os freios de cerâmica (R$ 75.000). Outro item cobrado à parte são as cores da palheta Audi Exclusive (R$ 37.000) e também está disponível uma tonalidade fosca, com valor de R$ 75.000 extras.
O motor ‘Voitão’ do RS 6 Avant é compartilhado pelo RS 7 Sportback (R$ 839.990) e a maior diferença entre eles aparece na calibração eletrônica do câmbio e da tração quattro. O ‘primo’ da perua é 45 kg mais pesado indo a 2.275 kg. A relação peso-potência é de
3,79 kg/cv no RS 7 Sportback e de 3,71 kg/cv na RS 6 Avant.
Mesmo assim, ele chega aos 100 km/h partindo da imobilidade no mesmo tempo da perua. Os opcionais encontrados no RS 6 Avant também estão presentes no RS 7 Sportback. Completásso, o cupê de quatro portas superesportivo vai a R$ 989.990.
Outro modelo com chegada anunciada para este ano é o RS Q8. Nós já andamos na versão ‘civil’ do SUV-cupê (leia aqui) e em breve teremos a oportunidade de experimentar a variante esportiva da família. O RS Q8 (R$ 902.990) é um ‘monstro’ que não toma conhecimento de suas proporções. Aliás, são 5,012 m de comprimento, largos 2,998 m de entre-eixos e quase duas toneladas e meia (2.495 kg).
Também equipado com o V8 4.0 biturbo, a relação peso-potência de 4,15 kg/cv possibilita ir aos 100 km/h em 3,8 segundos. Para conter essa disposição, também são ofertados os freios de cerâmica junto da velocidade máxima aumentada para 305 km/h.
Audi RS Q3 e RS Q3 Sportback no início do próximo ano
Não seria novidade dizer, que uma grande parcela dos consumidores deseja um utilitário esportivo para chamar de seu. Sabendo disso, a dupla RS Q3 e RS Q3 Sportback vão estar em terras tupiniquins, em 2021. Eles custam R$ 435.990 e 465.990, respectivamente.
Ambos são movidos por uma unidade de cinco cilindros 2.5 turbinada – encontrada no TT RS (R$ 419.990), por exemplo -, com 400 cv de 5.850 a 7.000 rpm e torque plano de 48,94 kgfm entregue em ampla faixa de 1.950 e 5.850 rpm. A caixa é de dupla embreagem e sete marchas. É fôlego suficiente para fazer de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (3,7 segundos no TT RS) e atingir 280 km/h de velocidade máxima.
A grande diferença do RS Q3 Sportback para o RS Q3 aparece no caimento suave do teto e a unidade disponível para fotos exibia a belíssima tonalidade Turbo Blau e detalhes da carroceria em preto brilhante. Esse membro do clã RS mede 4,507 m de comprimento, 1,557 m de altura (1,602 m no RS Q3) e 2,680 m de entre-eixos. O porta-malas é de 530 litros, enquanto RS Q8 (605) e RS 6 Avant (565).
Outros modelos Audi RS à venda no Brasil são o RS 4 Avant (R$ 555.790) e o RS 5 Sportback (R$ 575.990), só para citar.
+ Avaliação: SUV com caçamba, Fiat Toro Ranch desafia picapes médias
+ Ford lança novo Bronco; veja preço, versões e fotos
+ Ford Bronco: veja todos os modelos de 1966 a 2020
+ O VW Fox não morreu (e por R$ 54 mil é uma ótima compra)
Audi R8 2021 teve vendas esgotadas em uma semana
Não só tivemos um primeiro contato estático com os novos modelos da linhagem RS, como também pudemos conferir de pertinho o novíssimo R8 2021. Dono de linhas sexys e um desempenho de arrepiar, não por acaso teve as vendas esgotadas em uma semana.
O preço é de R$ 1.234.990.
Medindo 4,429 m de comprimento, 2,650 m de entre-eixos e baixos 1,236 m de altura, o superesportivo pesa 1.695 kg e é movido por um motor V10 5.2 FSI aspirado de 610 cv de potência e 57,10 kgfm de torque permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e cravar 330 km/h de máxima.
A transmissão é S Tronic de sete velocidades e a tração quattro. O breve momento ao lado e a bordo do R8 foi brindado com o ronco magnífico do dez cilindros em “V” na hora de manobrá-lo para as imagens do fotógrafo Roberto Assunção.
O R8 permite personalizar até 10 diferentes itens: cores do exterior, acabamentos da carroceria, side blades, capas dos retrovisores, cor do logotipo da Audi, design das rodas de 20”, pinças de freios, detalhes da cabine, revestimentos dos bancos e do teto. Ao todo, são mais de 1,6 milhões de combinações, que torna um R8 diferente e exclusivo do outro.
Os sides blades nas laterais do R8 podem vir em carbono, preto Mito, cinza Kendo, prata ou titânio fosco, enquanto as saias laterais, spoiler frontal, molduras do difusor traseiro possuem três opções: carbono, preto brilhante e titânio fosco. Já as capas dos retrovisores seguem a mesma padronização de acabamentos, enquanto os logotipos da Audi, R8 e V10 recebem um tratamento cromado ou preto.
Seis opções de rodas estão disponíveis e as pinças de freios ostentam pintura vermelho, cinza ou azul. A palheta de cores especiais do R8 traz as pinturas foscas de R$ 75.000.
Ainda não andamos nas novidades, mas em breve voltaremos com o teste completo de pista com os modelos Audi RS. Fique ligado no site da Motor Show.