No dia 22 de junho de 1934, o engenheiro Ferdinand Porsche assinou um contrato com o governo alemão para o desenvolvimento do veículo que iria se tornar do VW Fusca, então conhecido como KdF-Wagen. Atualmente, o marco histórico é comemorado pelos fãs do besouro como o Dia Mundial do Fusca. Conheça a seguir a história do KdF-Wagen 38/03, terceiro protótipo feito em 1938 e o mais antigo exemplar sobrevivente do popular carro da Volkswagen.

Em 1938, como parte do processo de preparação para a produção do KdF-Wagen, uma pré-serie de 33 unidades do modelo foi montada, ainda com carrocerias manufaturadas pela empresa alemã Reutter (que anos depois daria origem à fabricante de bancos Recaro). Algumas dessas unidades foram empregadas em testes e outras foram usadas por oficiais do Partido Nazista.

Desses 33 carros produzidos na pré-serie, sobraram apenas três. O exemplar de chassi 38/03 foi utilizado em avaliações dentro da fábrica de Fallersleben (atual Wolfsburg), mas mesmo assim não teve uma vida mais fácil do que a dos outros exemplares, muitos deles destruídos durante a Segunda Guerra Mundial. Teve um kit de gasogênio instalado no lugar do porta-malas dianteiro e várias peças foram substituídas por partes do Kübelwagen, o utilitário militar desenvolvido no chassi do KdF-Wagen.

Com o fim da guerra se aproximando, o 38/03 foi desmontado pela fábrica e teve as suas peças espalhadas em várias partes de Berlim. Após o fim do conflito, o carro foi remontado e perdeu o kit de gasogênio. Virou um Fusca comum e caiu no mercado de usados. Até que em 1952 a Volkswagen localizou e recomprou o protótipo, que atualmente é guardado no acervo de carros históricos da marca na Alemanha. Segundo o fabricante, até 1952, quando se transformou em peça de museu e deixou de circular regularmente, o 38/03 rodou cerca de 500.000 km e passou por duas trocas de motores.

Os outros sobreviventes 

Além do 38/03, os outros dois exemplares sobreviventes do modelo são o de chassi 38/06 (levado para o Leste Europeu após a Segunda Guerra e localizado apenas nos anos 1990) e o 38/31, um conversível presenteado a Adolf Hitler, confiscado por um militar americano, e recomprado pela VW em 1956.

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