O primeiro lançamento no Brasil da marca chinesa da Stellantis, a Leapmotor, será o C10, que ocorrerá ainda em 2025. Além de uma opção totalmente elétrica, a grande novidade do modelo é que ele vai adotar um novo sistema de propulsão chamado de “REEV”.

Mas o que é o REEV?

Ao contrário dos veículos híbridos e híbridos plug-in, no REEV (Range Extended Electric Vehicle) o motor a combustão não traciona as rodas diretamente.

“O C10 REEV adota um motor a combustão projetado exclusivamente para gerar eletricidade, que é usada para mover o carro por meio de um motor elétrico ou para recarregar as baterias”, afirma Marcio Tonani, vice-presidente sênior dos centros técnicos de engenharia da Stellantis para a América do Sul.

Leapmotor C10
Leapmotor C10 – Crédito: Divulgação/Stellantis

A ideia é que o motorista possa optar por recarregar o carro ou abastecê-lo em um posto de combustível. Com esse tipo de tecnologia, o SUV consegue ter uma autonomia de mais de 950 km, segundo dados divulgado pela Stellantis. O conjunto conta com um propulsor 1.5 a gasolina de 215 cv de potência e 320 Nm de torque.

Vale destacar que, na fita métrica, o C10 mede 4,74 m de comprimento, 1,68 m de altura, 1,90 m de largura e 2,83 metros de distância entre-eixos.

+ Leapmotor B10 será o segundo modelo da marca no Brasil; saiba mais detalhes
+ Stellantis compra 20% da chinesa Zhejiang Leapmotor em aposta em veículos elétricos

Leapmotor C10 REEV – Foto: Divulgação

Leapmotor

A Leapmotor, fundada em 2015, está sediada em Hangzhou, província de Zhejiang, China. No início de maio de 2024, Stellantis e Leapmotor formaram uma joint venture chamada “Leapmotor International BV” – a Stellantis tem uma participação de 51% e a Leapmotor os restantes 49%. Essa joint venture é responsável pela expansão global dos veículos elétricos da Leapmotor, fora da China. Vale destacar que a Stellantis detém 20% da Leapmotor.

Pessoas visitam o estande da Leapmotor durante um dia de imprensa para o Salão do Automóvel de Xangai, em Xangai, China, em 23 de abril de 2025. REUTERS/Go Nakamura