Este foi o carro mais aerodinâmico já feito pela Volkswagen

O Aerodynamic Research Volkswagen tinha construção leve e um incrível coeficiente aerodinâmico de 0,15. Nos primeiros ensaios, ele cravou máxima de 362 km/h

Qual é o carro mais aerodinâmico? No caso da Volkswagen, é o Aerodynamic Research Volkswagen, um carro que serviu de base de estudos de aerodinâmica — ciência que tenta reduzir o arrasto do ar para melhorar os níveis de consumo e de ruídos.

Ao longo dos anos, os fabricantes desenvolveram diversas soluções para tornar um carro mais aerodinâmico. No entanto, este modelo radical de 1980 deu um grande passo além.

O ARVW foi um monoposto de construção leve, com estrutura de alumínio vestida por carroceria de fibra de vidro e de carbono. Alguns desafios surgiram, como o local onde vai acomodado o motorista. Afinal, o ARVW mede apenas 33 cm de altura e 43,4 cm de largura permitindo alcançar o incrível coeficiente aerodinâmico de 0,15.

O trem de força vai instalado atrás do condutor. Trata-se de um motor 2.4 turbinado de 179,4 cv de potência, enquanto a tração é traseira. Um tanque a bordo era responsável por injetar água na entrada do turbocompressor.

Em outubro de 1980, uma pequena equipe de engenheiros da VW esteve na pista de testes de Nardo, na Itália. E nos primeiros ensaios, o ARVW cravou 355 km/h e, enfim 362 km/h. Desta forma, estabeleceu novos recordes de velocidades à época.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar