Conheça o Jerrari, um bizarro misto de Ferrari e Jeep Wagoneer criado nos anos 1960

SUV foi criado por um colecionador americano que queria ter uma Ferrari com tração nas quatro rodas

0
452
Conheça a Jerrari, um misto de Ferrari e Jeep Wagoneer criado nos anos 1960
Jerrari

O comendador Enzo Ferrari era conhecido por não aceitar críticas ou sugestões para os seus carros esportivos. Postura que rendeu brigas épicas, como a que transformou a Lamborghini de uma fábrica de tratores em uma marca de supercarros. Pois o Jerrari teria surgido de uma dessas sugestões não aceitas pelo fundador da Ferrari.

+ Ferrari 812 GTS 2021 arruinada está sendo leiloada
+ Câmera flagra colisão entre 3 Ferrari nos EUA; confira o vídeo
+ Com 830 cv, Ferrari 812 Competizione chega para ser o modelo de rua mais potente da marca
+ “Até tu, Brutus?”: Ferrari 458 Speciale é blindada (e ganha 30 kg e 40 cv)


Misto de uma Ferrari 365 GT 2 + 2 1969 e de um Jeep Wagoneer do mesmo ano, o bizarro 4×4 foi criado pela milionário americano Bill Harrah, dono de cassinos e que, na época, tinha uma coleção com cerca de 1.500 carros.

Assustado com o fato de um dos seus mecânicos ter batido a sua Ferrari novinha enquanto dirigia na neve, Harrah achou que seria uma boa ideia sugerir ao comendador Enzo que ele produzisse um modelo com tração 4×4. A sugestão — obviamente rejeitada — fez com que ele decidisse construir uma Ferrari com tração nas quatro rodas por conta própria.

Para isso, ele montou a frente intacta da Ferrari na carroceria do Wagoneer, instalando no lugar do motor original o V12 de 365 cv do esportivo. A criação ganhou o nome de Jerrari, tendo recebido até emblemas personalizados no mesmo estilo dos originais do esportivo de Maranello. Pouco depois, o motor Ferrari deu lugar a um Chevrolet 5.7 V8, já que o V12 foi parar em outro Wagoneer da coleção. Desta vez, um exemplar que manteve o visual externo original.

Com a morte de Harrah, em 1978, o Jerrari mudou de dono e hoje faz parte de uma coleção na Alemanha. Atualmente, o clássico está sendo vendido pela Classic Driver, empresa europeia especialista na venda de artigos de coleção.

Mais na Motor Show

+ Conheça a Great Wall Motors, chinesa que estuda comprar fábricas da Ford e Mercedes no Brasil
+ Ferrari 812 GTS 2021 arruinada está sendo leiloada
+ Veja quanto custa manter um Hyundai Creta 1.6 até os 100.000 km
+ Kimi Räikkönen certifica o Alfa Romeo Giulia GTA e GTAm
+ Audi terá só carros elétricos a partir de 2033
+ Bentley cria volante que pode ser usado no carro e nos games