Conheça o jipão futurista dos militares russos

0
1308

Tradicional fabricante de veículos pesados e de sisudas limousines blindadas desde os tempos da antiga União Soviética, a russa ZIL divulgou imagens do protótipo de um jipe futurista.

O jipão tem uma carroceria com linhas agressivas e parece saído de um filme. Um detalhe marcante é o estranho desenho da dianteira, que dá ao modelo uma cara de nave espacial. Com capacidade para nove passageiros e o condutor, o acesso ao veículo é facilitado pela amplas portas laterais. Na traseira, escotilhas permitem que os soldados disparem armas de dentro do veículo sem ficarem expostos ao fogo inimigo. Ainda não se sabe o nível da blindagem do jipão, que no entanto foi desenvolvido para resistir até a explosão de uma mina terrestre.

De acordo com a fabricante, o modelo será testado pelo exército russo, que atualmente realiza uma concorrência para selecionar um jipe com tração nas quatro rodas e peso entre uma e 2,5 toneladas.


Apesar da origem russa, o jipe da ZIL tem alma americana. É montado sobre o mesmo chassis do Humvee utilizado pelos militares dos Estados Unidos. Sob o capô, um propulsor diesel de quatro cilindros da Cummins, capaz de desenvolver 186 cv. As informações são da publicação britânica Auto Express.