O Willys MB, de 1941, pode até ser o modelo que popularizou o segmento de veículos utilitários com tração nas quatro rodas. Mas cinco anos antes do primeiro Jeep ser aceito pelas forças armadas dos Estados Unidos, foi um pequeno carro japonês o primeiro automóvel compacto produzido em série a contar com quatro rodas motrizes. Conheça a história do Kurogane Type 95.

A tração 4×4 não era exatamente uma novidade nos anos 1930. Desde o final do século 19, modelos como o austríaco Lohner-Porsche e o holandês Spyker 60 H.P já contavam com o sistema. Mas com exceção desses modelos únicos, a tração nas quatro rodas era aplicada somente em caminhões e veículos militares. O Kurogane Type 95 surgiu de um requerimento do exército japonês, que buscava um veículo compacto de reconhecimento e transporte mais versátil do que as motos Harley-Davidson (produzidas sob licença no país asiático) usadas até então.

Fabricado por uma empresa chamada Kurogane (que após a Segunda Guerra iria se tornar uma subsidiária da Nissan), o Type 95 era extremamente simples e compacto: com 3.38 m de comprimento, era 19 cm mais curto do que um Fiat Mobi. O motor era um 1.3 V2 refrigerado a ar de 33 cv (copiado de uma moto britânica Sunbeam), enquanto o câmbio manual tinha de quatro marchas. Com este conjunto, o pequeno 4×4 atingia 75 km/h de velocidade máxima. Inicialmente disponível numa carroceria roadster de duas portas, foi feito também na variante picape.

Pouco desenvolvida na época, a indústria automobilística japonesa foi capaz de produzir apenas 4.800 unidades do modelo entre os anos de 1936 e 1944, dos quais restam atualmente apenas quatro exemplares. Números de produção bem tímidos se comparados aos mais de 600 mil Jeeps americanos e aos 50 mil Kübelwagen produzidos na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.