02/09/2025 - 10:00
A Audi já deu as cartas: começará a trazer a terceira geração do SUV médio Q5 para o Brasil no último trimestre do ano, entre outubro e dezembro. Ela virá em substituição a atual segunda geração, já veterana, que está no Brasil há oito anos. A primeira geração esteve por aqui entre 2009 e 2017.
+Novo Audi A5 chega às lojas por R$ 380 mil para tomar o lugar do A4
+Avaliação: Volvo XC60 é um híbrido plug-in que rende bastante, mesmo sem carga nas baterias
Como é o Novo Audi Q5?
Essa terceira geração do Q5 continua fabricada no México, e mantém os dois tipos de carroceria: SUV e Sportback, essa segunda coupé. Sua apresentação na Europa aconteceu há cerca de 1 ano, já ostentando a nova plataforma modular da Audi, a PPC (Plataforma Premium a Combustão), que substitui a MLB.
Na fita métrica, o Novo Q5 mantém-se muito semelhante ao antecessor: ronda os 4,70 m de comprimento, com 1,90 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de exatos 2,82 m. No visual, porém, já está a carroceria com as novas linhas da marca alemã: mais fluídas, arredondadas, limpas e discretas. O interior é bastante semelhante ao da nova geração do A5, que estreou no Brasil há algumas semanas.

Novo Q5 tem interior de A5
Por fora, a Audi fala num design mais aerodinâmico e confiante, o que é reforçado pelas rodas que variam entre aro 17 e 21, dependendo da configuração. A cabine, enquanto isso, é voltada ao motorista, com painel digital de 11,9”, multimídia de 14,5” e, nas versões mais completas, uma terceira tela de entretenimento para o passageiro dianteiro, com 10,9”. Também há head-up displau configurável. Essa fórmula é bem similar a dos Novos A5 e A6 e-tron.
Dadas as dimensões semelhantes, o Q5 deve se manter no mesmo nível de espaço interno e porta-malas que está hoje. Porém, há bancos com novo desenho, acabamentos inéditos, mais porta trecos e capacidade para “três pessoas se acomodarem confortavelmente no banco traseiro”, segundo a Audi. Dentre os destaques, carregador de celular por indução com ventilação e 15 Watts de potência, enquanto as portas USB traseiras chegam a 100 Watts. Dá para carregar notebooks.
O interior do SUV médio de nova geração também conta com luzes de LED interativas e personalizáveis, enquanto a dianteira traz novos faróis em LED com facho matricial, aquele que divide o foco de luz em diferentes pontos, se adaptando de acordo com a situação de rodagem.
Motor 2.0 turbo e tração integral
Sua configuração mecânica por aqui será a mesma do Novo A5. Inclui motor 2.0 turbo a gasolina sob o capô (nova geração do veterano EA-888), entregando bons 272 cv de potência com 40,8 mkgf de torque, curiosamente os mesmíssimos números do 2.0 Hurricane, também turbo a gasolina, da Stellantis. O câmbio do Audi é automatizado de dupla embreagem com sete velocidades, e a tração será integral (Quattro).

Colocado como um dos Audi mais vendidos do Brasil atualmente, o SUV Q5 estará disponível nas 40 concessionárias da marca pelo país ainda nesse ano. A apresentação será no último trimestre de 2025.