19/01/2016 - 23:56
Que o Chevrolet Onix é o novo campeão de vendas do Brasil todo mundo sabe. Que a família Onix (hatch e sedã) foi o carro mais emplacado no ano passado todo mundo também sabe. O que pouca gente sabe é que a dobradinha Onix/Prisma foi a líder de faturamento em 2015 e que arrecadou quase o dobro da dupla Palio/Siena, da Fiat. Por meio de fonte fidedigna, consegui ter acesso aos números de licenciamento dos principais modelos por motorização. E isso revela muita coisa.
A primeira delas é que o mix de vendas do carro de entrada da Fiat não é composto por 50% do Palio (projeto de 2011) e 50% do Palio Fire (projeto de 1996), como diz oficialmente a montadora. Na verdade, nos dois últimos anos, a dependência do velho Palio Fire foi de 54,6% em 2014 e de 52,2% em 2015. Isso explica porque em breve a Fiat lançará o pequeno Mobi para substituir o Palio Fire. Outra revelação: em termos de faturamento, o Fox é mais importante para a Volkswagen hoje do que o Gol. E isso pode ter relevância em termos estratégicos. Mas isso é outro assunto.
O caso do Onix é muito mais interessante, pois as versões 1.0 respondem por “apenas” 56,1% de seu mix, enquanto as configurações 1.4, bem mais caras, somam 43,9%. Dessa forma, os 55.329 Onix 1.4 emplacados em 2015 o colocaram na frente de todos os carros com motorização entre 1,1 e 1,9 litro de cilindrada. No caso do Prisma, a divisão é ainda mais favorável à General Motors: o sedã tem 65,9% de suas vendas com motor 1.4 e apenas 34,1% com motor 1.0. O fenômeno se repete com os sedãs Hyundai HB20S e Ford Ka+, mas não com o já citado Siena.
O faturamento por modelo e/ou versão é um segredo de Estado. Mas, com base nas vendas por motorização e tomando os preços das versões mais baratas em 31 de outubro, pude calcular o faturamento mínimo de cada modelo. As contas foram feitas considerando só as versões básicas, sem os equipamentos opcionais. Assim, as arrecadações podem ter sido uns 20% maiores do que o calculado. De qualquer forma, o comportamento do mercado é linear em termos de procura por equipamentos – portanto, o ranking serve como referência. Entre os 30 carros mais vendidos do mercado, o ranking de arrecadação por famílias é o seguinte: Chevrolet Onix/Prisma (R$ 8,247 bilhões), Hyundai HB20/HB20S (R$ 6,802 bilhões), Ford Ka/Ka+ (R$ 5,554 bilhões), Fiat Palio/Siena (R$ 4,786 bilhões) e Volkswagen Gol/Voyage (R$ 4,676 bilhões). Por modelo de carroceria, tivemos nada menos que 29 carros com faturamento acima de R$ 1 bilhão em 2015. Confira a lista.
1º | Toyota Corolla | R$ 5,691 bi |
2º | Fiat Strada | R$ 5,283 bi |
3º | Chevrolet Onix | R$ 5,052 bi |
4º | Fiat Palio | R$ 4,254 bi |
5º | Hyundai HB20 | R$ 4,196 bi |
6º | Honda HR-V | R$ 3,770 bi |
7º | Ford Ka | R$ 3,706 bi |
8º | Volkswagen Fox | R$ 3,299 bi |
9º | Jeep Renegade | R$ 3,230 bi |
10º | Chevrolet Prisma | R$ 3,194 bi |
11º | Fiat Uno | R$ 3,014 bi |
12º | Volkswagen Gol | R$ 2,982 bi |
13º | Hyundai HB20S | R$ 2,606 bi |
14º | Ford EcoSport | R$ 2,486 bi |
15º | Renault Duster | R$ 2,410 bi |
16º | Honda Civic | R$ 2,400 bi |
17º | Renault Sandero | R$ 2,375 bi |
18º | Honda Fit | R$ 2,238 bi |
19º | Ford Fiesta | R$ 2,064 bi |
20º | Volkswagen Up | R$ 2,007 bi |
21º | Volkswagen Voyage | R$ 1,784 bi |
22º | Ford Ka+ | R$ 1,590 bi |
23º | Toyota Etios | R$ 1,521 bi |
24º | Chevrolet Spin | R$ 1,521 bi |
25º | Honda City | R$ 1,460 bi |
26º | Renault Logan | R$ 1,403 bi |
27º | Toyota Etios Sedan | R$ 1,193 bi |
28º | Chevrolet Cobalt | R$ 1,134 bi |
29º | Chevrolet Classic | R$ 1,056 bi |
30º | Nissan March | R$ 914 milhões |