PreviousNext

No seu plano de eletrificação, apresentado na última segunda-feira (2) (leia mais aqui), a General Motors ressaltou que vai investir no desenvolvimento de elétricos convencionais e também em veículos alimentados por célula de hidrogênio. E é nesta categoria que se enquadra o conceito Surus (do inglês Silent Utility Rover Universal Superstructure, algo como Plataforma Universal para Veículo Utilitário Silencioso, em tradução livre), um veículo autônomo a hidrogênio.

Com quatro rodas motrizes e esterçáveis, dois motores elétricos e um sistema de geração de hidrogênio que garante uma autonomia de mais de 640 quilômetros, o Surus foi desenvolvido para receber diversos tipos de carrocerias, como a de um caminhão convencional ou uma van, com o mínimo de modificações possível.

O Surus pode se adaptado ainda para aplicações militares. Além da baixa assinatura térmica e do funcionamento silencioso (por eliminar o motor a combustão) que são fundamentais para determinados tipos de aplicações bélicas, a célula de combustível  do veículo também pode funcionar como um gerador de energia elétrica ou de água.