Conheça o Surus, o autônomo a hidrogênio da GM

Plataforma versátil permite ao conceito ser usado como caminhão civil ou até se transformar em um veículo militar

2793

No seu plano de eletrificação, apresentado na última segunda-feira (2) (leia mais aqui), a General Motors ressaltou que vai investir no desenvolvimento de elétricos convencionais e também em veículos alimentados por célula de hidrogênio. E é nesta categoria que se enquadra o conceito Surus (do inglês Silent Utility Rover Universal Superstructure, algo como Plataforma Universal para Veículo Utilitário Silencioso, em tradução livre), um veículo autônomo a hidrogênio.

Com quatro rodas motrizes e esterçáveis, dois motores elétricos e um sistema de geração de hidrogênio que garante uma autonomia de mais de 640 quilômetros, o Surus foi desenvolvido para receber diversos tipos de carrocerias, como a de um caminhão convencional ou uma van, com o mínimo de modificações possível.

O Surus pode se adaptado ainda para aplicações militares. Além da baixa assinatura térmica e do funcionamento silencioso (por eliminar o motor a combustão) que são fundamentais para determinados tipos de aplicações bélicas, a célula de combustível  do veículo também pode funcionar como um gerador de energia elétrica ou de água.

blog comments powered by Disqus