23/12/2022 - 12:47
A Aehra, marca global de automóveis elétricos, autointitulada como “ultra premium”, revelou detalhes do interior de seu primeiro veículo, um SUV.
Se por fora o modelo chama a atenção pelo seu visual com traços futuristas, por dentro há uma tela gigante. Trata-se da chamada Human Machine Interface – HMI (Interface Homem-Máquina, na tradução), que praticamente se estende por todo o painel.
A marca explica que quando o SUV está no modo de direção, a tela fica em uma posição mais baixa para exibir todas as informações que o motorista precisa (como velocidade e autonomia).
Por outro lado, quando o veículo está estacionado, os ocupantes podem optar por estender a tela para cima, transformando o veículo em uma sala de cinema ou ambiente de escritório.
“Com a tela totalmente estendida, os ocupantes podem relaxar e curtir um filme, talvez quando o carro estiver carregando ou quando um dos pais estiver esperando para pegar o filho na escola ou em uma festa”, explica o diretor de design da Aehra, Fillippo Perini, em comunicado à imprensa.
E completa: “para quem tem trabalho a fazer, a tela e o amplo espaço interno são a solução perfeita para videoconferências. Em vez de olhar para o seu smartphone ou laptop, você pode sentar e não apenas ver todos os participantes da chamada em perfeita clareza de alta definição, mas também ouvi-los com qualidade de áudio cristalina e perfeita”.
+ Além dos elétricos, Stellantis quer participação em empresa de hidrogênio
+ Todas as fábricas da Audi vão produzir carros elétricos a partir de 2029
+ Confirmado: Volkswagen Golf e Tiguan terão futuro elétrico
Além disso, as duas áreas externas da tela funcionam como espelhos virtuais, retransmitindo imagens em alta definição de duas câmeras frontais laterais externas.
Uma tela sensível ao toque secundária de formato menor foi montada no centro do painel de couro costurado à mão. Localizada entre o motorista e o passageiro, ela permite que os ocupantes dos bancos dianteiros controlem funções do veículo, como navegação, aquecimento, ventilação e entretenimento.
A empresa ítalo-americana tem sido autofinanciada até agora e está finalizando sua primeira rodada de investidores externos.
A Aehra apresentou seu SUV em outubro de 2022. As entregas devem começar no final de 2025. A marca prevê um lançamento “estratégico do modelo” para os principais mercados, incluindo América do Norte, Europa, China e países do Golfo.
Outro modelo a ser revelado é um sedã, previsto para abril de 2023.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Maverick e Bronco Sport entram para o programa de assinatura da Ford
+ IPVA 2023: calculadora mostra quanto você vai pagar no imposto; acesse
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Pioneer lança três subwoofers, de 8, 10 e 12 polegadas; conheça
+ IPVA SP 2023: tire suas dívidas sobre como consultar e pagar o imposto
+ IPVA SP 2023 mais caro é do Porsche 918 Spyder; confira o valor
+ IPVA SP 2023: parcelamento em 5x continua; veja o calendário completo
+ SP suspende rodízio de veículos no período de festas; veja quando volta
+ Porsche começa a produção de combustível sintético no Chile
+ Ram 1500 TRX Havoc 2023: versão da picape é personalizada de fábrica
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Avaliação: o Chevrolet Tracker Premier é uma boa compra?
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ MOTOR SHOW especial: desafio aos mais vendidos, segredos do novo Renegade, Honda Civic Híbrido, teste do Toyota elétrico e muito mais
+ Jeep faz recall de Renegade, Compass e Commander; veja os detalhes
+ Quais são os SUVs 0km mais vendidos em 2022? Veja o ranking
+ Segredo: o novo Jeep Renegade e o provável Avenger nacional