Conheça o Volkswagen Quantum 4X4 que os alemães tiveram nos anos 1980

Saiba mais sobre o Passat Variant Syncro, o 1º carro de passeio de produção da marca alemã equipado com tração nas quatro rodas

0
1020
Conheça o Volkswagen Quantum 4X4 que os alemães tiveram nos anos 1980
Volkswagen Passat Variant Syncro

Da picape Amarok ao hatch Golf: a linha internacional da Volkswagen atualmente tem vários modelos com a opção do sistema de tração integral 4Motion. Pois o carro de passeio pioneiro da marca alemã com as quatro rodas motrizes foi um velho conhecido do público brasileiro: a station wagon Quantum.

+ Conheça o Ford Escort turbo de fábrica que não tivemos no Brasil
+ Veja como um tanque da 2ª Guerra se tornou o caminhão de bombeiro mais extremo do mundo
+ Chevrolet Chevette pelo mundo: conheça os “gêmeos” do carro feito no Brasil
+ Um Opala injetado de fábrica? Conheça o Opel Commodore GS/E


Vendida na Europa como Volkswagen Passat Variant (já que na Europa o modelo não mudou de nome com a chegada da 2ª geração, que no Brasil virou a dupla Santana/Quantum), o modelo foi mostrado como o conceito Tetra em 1983 e uma ano depois chegou ao mercado com o nome de Variant Syncro.

Visualmente idêntica aos carros com tração dianteira, a “Quantum 4×4” trazia uma carroceria com assoalho modificado para a passagem do eixo cardã, além de incorporar diversos componentes mecânicos desenvolvidos originalmente para o Audi Quattro, que fazia sucesso nos ralis da época.

O sistema de tração dividia igualmente a tração entre as rodas dianteiras e traseiras, além de contar com diferenciais central e traseiro blocantes. O bloqueio era feito por uma alavanca no painel, posicionada no mesmo local onde se encontra o acendedor de cigarros da Quantum brasileira de 1ª geração.

Já o motor era um 2.0, embora fosse diferente do bloco AP que equiparia a Quantum brasileira: com cinco cilindros e injeção eletrônica, desenvolvia 115 cv. Posteriormente, a linha iria incorporar ainda um 2.2 de cinco cilindros e 120 cv e um 1.8 de quatro cilindros e 90 cv.

O Volkswagen Passat Variant Syncro pioneiro seguiu em produção até 1988, quando ganhou uma nova geração baseada no Passat de 3ª geração. Atualmente, o espírito da Quantum 4×4 segue vivo no mercado alemão como o Passat Alltrack, uma station wagon com visual aventureiro e tração nas quatro rodas.

Mais na Motor Show

+ Veja quais foram os 10 SUVs mais vendidos em junho
+ Combustíveis com octanagem digna do octógono
+ Perto do lançamento, Renault Captur 2022 tem o interior revelado
+ Mais vendidos: Fiat Strada fecha junho na liderança do ranking
+ Nissan Frontier ganha versão off-road extrema na Austrália
+ Avaliação: Ford Mustang Mach 1 é um convite à dinâmica