Conheça o XE SV Project 8, o sedã V8 de 600 cv da Jaguar

Com produção limitada, o mais potente três volumes já feito pela marca britânica atinge os 322 km/h

A Jaguar já é conhecida por seus sedãs de apelo esportivo. Mas a marca britânica dá um passo além com o SV Project 8, uma versão esportiva do XE que chega para ser o três volumes de quatro portas mais potente já feito pela empresa.

Preparado pela SVO, a divisão de veículos especiais da Jaguar Land Rover, o XE SV Project 8 está equipado com um motor 5.8 V8 de 600 cv, que combinado ao sistema de tração integral e a transmissão automática de oito marchas permite ao sedã acelerar de 0 a 100 km/h em 3s5, com velocidade máxima de 322 km/h.

A carroceria do XE normal sofreu várias alterações: foi alargada, para comportar as rodas de 20 polegadas, recebeu componentes em fibra de carbono (teto, para-choque e aerofólio traseiro) e outros detalhes como o assoalho plano e a saia dianteira ajustável. No interior, se destacam as forrações em fibra de carbono e Alcantara, além da opção de encomendar o modelo sem o banco traseiro e com bancos dianteiros esportivos com cintos de quatro pontos.

Já o pacote de modificações mecânicas inclui suspensão com novas molas e amortecedores ajustáveis, os freios de carbono cerâmica e os rolamentos de roda feitos de cerâmica, tecnologia até então empregada apenas nos carros de Fórmula 1. Na eletrônica, o sedã ganhou o modo de condução ‘Track Mode’, que otimiza o controle de estabilidade, acelerador, câmbio e o sistema de direção para uso em pista.

Serão produzidas apenas 300 unidades do XE SV Project 8, na fábrica da SVO em Warwickshire, no Reino Unido.