Quando se falam em carros chineses, é inevitável pensar em modelos compactos e baratos. Mas a indústria automotiva do gigante asiático quer mostrar que é capaz de fazer mais. E um exemplo disso é o Youxia X, sedã elétrico que é apresentado como o concorrente do americano Tesla S.

Projetado pela novata Youxia, o modelo tem uma carroceria de belas linhas e faz uma aposta no luxo e tecnologia para fazer sucesso, com direito a interior com forrações em Alcantara, painel digital com tela de 10,2 polegadas e uma central multimídia com um enorme monitor de 17,3 polegadas e integração com celulares Android e iOS, além dos faróis e lanternas de LED.

Uma curiosidade é o sistema que permite reproduzir o som de modelos Ferrari ou Jaguar na cabine. E a lista de excentricidades não para por ai. A grade dianteira é formada por um painel eletrônico programável, que pode exibir o logo da empresa ou qualquer outra imagem escolhida pelo proprietário (inclusive uma que imita a grade do K.I.T.T., o Pontiac Trans Am da série de TV ‘A Super Máquina’).

O conjunto motriz desenvolve o equivalente a 367 cv e será oferecido em três opções de autonomia (220 km, 330 km e 460 km). O suficiente para acelerar o sedã de 0 a 100 km em apenas 5,6 segundos.

Ainda em desenvolvimento, o modelo deve chegar ao mercado chinês em 2017. Os preços, segundo o site CarNewsChina, deverão variar entre 200 e 300 mil iuanes (o equivalente a R$ 108 mil e R$ 162 mil).