10/05/2025 - 7:00

Para certos indivíduos, parece não haver limite quando se busca o suprassumo das experiências e dos bens colecionáveis dentro do no universo automotivo. Sendo muito, muito rico e (preferencialmente) influente, tem-se acesso a objetos e serviços que muitas vezes transcendem suas características tecnológicas e de inovação para atingirem o status de testemunha histórica de uma era, de um recorde, de uma conquista – e até de uma transformação do mundo.
Selecionamos o que há de mais restrito – e caro – para quem gosta de motores.
Porsche Sonderwunsch
Para os que não consideram um Porsche suficientemente exclusivo, a Porsche dispõe de serviços de personalização cujo nível máximo chama-se Sonderwunsch, algo como “pedido especial” em alemão.

É o tipo de programa “tailor made” que encara missões como criar um 911 GT3 inspirado no 956 que venceu a edição de 1985 das 24 Horas de Le Mans, pilotado por Paolo Barilla – um “pedido especial” do próprio piloto e empresário do ramo alimentício. Até o aerofólio traseiro lhe foi desenvolvido exclusivamente.

Outro exemplo do que o programa Sonderwunsch concebe e executa são as sete unidades douradas do 959 encomendadas por um Sheik no final dos anos 1980. “Os clientes podem customizar como quiserem seus carros. Mas, se nossos consultores suspeitarem que uma determinada configuração corre o risco, por exemplo, de afetar o valor de revenda do carro, eles podem sugerir que o cliente repense sua configuração”, explica Ulisses Gonçalves, gerente regional de Vendas da Porsche do Brasil.

Dos cerca de 600 exemplares produzidos por ano, quatro foram destinados ao Brasil. Um deles trata-se da última unidade reservada ao mercado nacional do 911 GT3 RS 992 antes da reestilização. Ao preço de R$ 2 milhões do modelo, soma-se R$ 1,3 de customizações, como a pintura Explosive Gold, da caríssima gama Chromaflair.
No Brasil, quem detém o selo Exclusive Manufaktur Partner é a Stuttgart Porsche. Por ora, os outros três Sonderwunsch por aqui são dois 911 Turbo S e um 718 GT4 RS.
Honda Racing Corporation Memorabilia Business
De olho no bilionário mercado de suvenir automotivo, a Honda Racing Corporation oferece peças de muito apelo para os fãs de automobilismo – principalmente os de Ayrton Senna. Para inaugurar seu Memorabilia Business, a marca japonesa disponibilizou partes do motor RA100E que impulsionou os McLaren de Senna e Gerhard Berger no campeonato de 1990 (conquistado pelo brasileiro).

A HRC garante que a desmontagem do V10 foi feita pelos mesmos mecânicos que montaram o motor 35 anos atrás. A empresa não divulga valores, mas informa que a gama de peças disponíveis foi selecionada pelo Honda Collection Hall (acervo de clássicos da marca japonesa) e vai de eixos de comando a pistões e bielas, “lindamente alojados em caixas prontas para serem exibidas, cada uma acompanhada de um certificado original da HRC para autenticidade”.

Audi Sport Racing Legends
E que tal ser proprietário de um chassi original de um carro de corrida da Audi? A fabricante de Ingolstadt começou esse negócio de reconstruir chassis e juntar peças de época recondicionadas com o R18 e-tron quattro e o RS 5 DTM. “Nossos clientes se tornam parte de um círculo seleto, se beneficiam de nossa expertise em automobilismo e recebem suporte abrangente”, pondera Rolf Michl, Diretor da Audi Sport GmbH.

A empresa conquistou vitórias em Le Mans e títulos de campeonato no DTM com esses carros de corrida. Os exemplares vencedores desta época permanecem na coleção de veículos da marca, sob cuidados da Audi Tradition.

Com o chassi 207 do Audi R18 e-tron quattro, Romain Dumas, Loïc Duval e Marc Gené conquistaram a primeira vitória da recém-desenvolvida geração RP2 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) em Spa-Francorchamps, em 2012. O chassi 107 do RS 5 DTM também é um vencedor: em 2015, triunfou com Timo Scheider na final do Deutsche Tourenwagen Masters, em Hockenheim.
Jaguar e Land Rover Classic
Tendo 190 mil libras e nenhuma pressa, clientes podem configurar um Defender clássico no site da Land Rover e ter novinho em folha um carro que não é mais produzido desde 2016 – um ano após a criação da divisão Heritage, destinada a amparar veículos fora de produção há mais de dez anos com serviços e peças originais.

O programa Works Bespoke – um dos serviços da divisão Heritage – instala motores V8 zero-quilômetro em Defenders (produzidos entre 2012 e 2016) catolicamente restaurados. “Cada veículo é cuidadosamente elaborado, sendo a criatividade o único limite quando se trata de personalizar. Do início ao fim, os clientes da Works Bespoke terão uma experiência como nenhuma outra, criando seu Classic Defender V8 definitivo”, explica Paul Barritt, diretor do Jaguar Land Rover Classic.

Além do programa Works Bespoke (que inclui séries especiais, como a Islay) e da restauração de fábrica, outro serviço da Heritage é a linha Continuation, que reconstrói modelos de corrida dos anos 1950 – um D-type, por exemplo, sai por 1,2 milhão de libras.