Você já ouviu falar no Rally do Whisky? Sim, ele existe. É uma prova organizada pelo MG Club do Brasil – clube de carros clássicos.

A competição, inclusive, será válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica promovido pela FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos).

Foto: Divulgação/MG Club do Brasil

O evento ocorrerá neste sábado (24 de setembro) com largada às 9:00 no estacionamento do Ecoparada Madero – km 44 da Rodovia Presidente Castello branco, em Araçariguama (SP).

Os participantes farão uma parada em Itatiba, na Catedral do Whisky (o ponto que inspirou o nome da prova e uma das maiores coleções de garrafas da bebida no mundo), e de lá seguirão para o restaurante Montanhas do Japi, em Jundiaí.

Foto: Divulgação/MG Club do Brasil

Carros clássicos

A Mercedes-Benz será a marca representada com o maior número de participantes: 15 automóveis. MG e a Puma terão quatro unidades cada. No total, a lista de inscritos tem 42 duplas de piloto e navegador a bordo de 13 diferentes marcas de carros.

O Rally do Whisky terá dez carros fabricados no Brasil, das marcas Puma (quatro, modelos GTB, GTE e GTS), Volkswagen (três, modelos Fusca e Voyage), Fiat (dois modelos 147) e Envemo (modelo S-90, réplica do Porsche 356).

Foto: Divulgação/MG Club do Brasil

Como funciona?

Por ser uma prova em vias públicas, as médias exigidas ficam sempre dentro dos limites legais de velocidade. Entretanto, segundo o organizador, “o principal atrativo desse tipo de prova é o caráter amigável e a oportunidade de colocar o carro clássico na estrada, desfrutando de paisagens diferentes e visitando locais de interesse cultural ou histórico”.

Foto: Divulgação/MG Club do Brasil

Categorias

O Rally do Whisky segue o regulamento da FBVA, que divide os participantes em duas categorias. Na Clássicos, os automóveis são subdivididos em cinco classes: Vintage & Pós-Vintage (fabricados até 1945), Pós-Guerra (modelos de 1946 a 1960), Contemporâneos I (1961 a 1970), Contemporâneos II (1971 a 1980) e Contemporâneos III (fabricados entre 1981 e o limite de 30 anos de fabricação – atualmente, 1992).

Os participantes da Clássicos devem navegar utilizando somente cronômetros (mecânicos ou digitais), planilhas pré-impressas e calculadoras não programáveis e não modificadas. Na categoria Pro, o equipamento de navegação é livre e todos os modelos (obrigatoriamente fabricados há 30 anos ou mais) concorrem juntos.

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