09/10/2025 - 12:01
O mundo parece contra o Yaris Cross. O modelo, que já contava com atrasos seguidos para a estreia no Brasil, agora teve que ser adiado mais uma vez, por conta da tempestade que destruiu a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP). Só que, a essa altura do campeonato, nem a fabricante japonesa sabe mais quando lançará o SUV por aqui, já que seu cronograma foi totalmente afetado pela tragédia.
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Yaris Cross está atrasado
De qualquer forma, o Yaris Cross, que chegaria em outubro se não fosse os problemas com a fábrica, tem alguns ineditismos na categoria. O principal deles é trazer tecnologia híbrida convencional, como a do Corolla ou Corolla Cross, para o segmento de SUVs compactos. Além disso, ele promete ser o modelo mais barato da fabricante japonesa por aqui: com a saída de linha do Yaris Hatch e Yaris Sedan, hoje quem ocupa esse posto é o Corolla Sedan GLI, na faixa dos R$ 170 mil.

Porém, uma das grandes dúvidas que pairavam era quanto ao consumo de combustível do Yaris Cross aqui no Brasil. Ele será oferecido não só na variação híbrida, mas também na 1.5 a combustão convencional, sem eletrificação. Para as híbridas, a Toyota na Tailândia divulga consumo de até 30 km/l de gasolina, número surpreendente para seu porte e peso.
Consumo do Yaris Cross no Brasil

Mas, estamos no Brasil. Aqui, quem costuma divulgar o consumo médio dos carros é o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). E, segundo apuração da revista AutoEsporte (leia aqui), que teve acesso aos números de consumo do Yaris Cross homologados pelo Inmetro, o SUV promete ser ainda mais eficiente que seus irmãos Corolla Sedan e Corolla Cross com tecnologia híbrida.
Serão até 17,9 km/l de gasolina na cidade para as versões híbridas, ou 15,3 km/l na estrada, onde qualquer modelo eletrificado tende a consumir mais. Graças ao tanque de combustível com 36 litros, como no modelo tailandês, o Yaris Cross HEV deverá superar os 644 km de autonomia máxima sem reabastecer, isso com gasolina.

Com etanol, segundo a publicação, o modelo de entrada da Toyota registra 15,3 km/l na cidade ou 10,8 km/l na estrada, o que permite autonomia máxima de aproximadamente 550 km nas melhores condições.
O Yaris Cross apenas a combustão, sem ser híbrido, tem tanque maior, com 42 litros, também emprestado do seu irmão asiático. Porém, mostra números menos interessantes nas médias de consumo: dados vazados do Inmetro acusam 8,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol, ou 12,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina. O alcance máximo por tanque, com isso, seria de cerca de 428 km com combustível derivado da cana, ou mais de 600 com o combustível fóssil.

Seguindo esses números, o Toyota Yaris Cross a combustão deve ser mais econômico que VW T-Cross ou Hyundai Creta nas suas respectivas versões 1.0 turboflex, na maioria das situações. O SUV da Volkswagen o supera apenas no consumo rodoviário com gasolina: 14,5 km/l. Ainda assim, pouquíssima diferença.
Como é o Yaris Cross?
Primeiro SUV compacto da Toyota no Brasil, o Yaris Cross deve brigar também com Nissan Kicks, Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Jeep Renegade e afins. Para isso, terá porte similar ao de seus rivais (cerca de 4,30 m de comprimento com 2,62 m de entre-eixos), com porta-malas prometido de 471 litros, um dos maiores do segmento.

As versões de entrada deverão usar o motor 1.5 16v aspirado, emprestado do finado Yaris, que deverá render um pouco mais de potência e torque após aprimoramentos (nos modelos compactos, eram 110 cv e cerca de 15 mkgf), aliado sempre ao câmbio automático CVT. Seu peso deverá ser contido, de aproximados 1.150 kg.

Nas mais caras, há também motor 1.5 flex, só que operando no ciclo Atkinson, mais eficiente. Em outros países em que o Yaris Cross já é vendido, ele entrega 92 cv de potência com pouco mais de 12 mkgf de torque, e conta com a valiosa ajuda de um motor elétrico dianteiro de outros 81 cv e 14,5 mkgf. No total, a Toyota fala em 113 cv combinados, com gerenciamento também de um câmbio CVT, mas aqui desenvolvido especialmente para carros híbridos (como acontece nos Corolla HEV).
Preços? Considerando que o Corolla Cross Hybrid hoje ronda os R$ 220 mil, o Yaris Cross Hybrid certamente deve ficar longe disso, talvez ao redor dos R$ 180 mil ou R$ 190 mil, dependendo do pacote de equipamentos. Já as versões com motorização convencional, só 1.5 aspirada, essas devem ter cifras bem mais convidativas, talvez até abaixo dos R$ 120 mil para conseguir máxima isenção de impostos no caso de compra como público PCD. Com isso, o SUV compacto da Toyota também deverá incomodar VW Tera, Renault Kardian, Fiat Pulse e afins.