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Parabéns pelo comparativo dos irmãos da Volkswagen. Ficou muito claro na matéria que tecnicamente o Gol é superior ao Polo e ao Fox. Agora dá para entender como ele consegue números de desempenho e consumo superiores, mesmo sendo equipado com o mesmo motor 1.6 dos rivais.

@ Cláudio Henrique Dias


Hyundai i10 no Brasil

Gostei muito da matéria sobre o Hyundai i30 que foi capa da edição 302 e sua possível produção no Brasil. Porém me surgiu uma dúvida: a Hyundai importará para o Brasil o i10? Existe a possibilidade de a marca produzi-lo aqui com motor flex? Qual seria o preço desse carro?

@ Celso Ricardo Petronilho

Bem, Celso, a Hyundai está estudando a possibilidade de vender o i10 no Brasil. Ele seria um carro de entrada da marca com valores próximos aos do Palio e do Gol. Já com relação ao motor flex, o que se sabe é que o sistema está sim sendo desenvolvido pela marca já para equipar o i30. Posteriormente, com a chegada do i10 ao País, ele também receberia essa tecnologia.

Jetta sobrealimentado

Gostaria de saber se é viável instalar um compressor mecânico no Volkswagen Jetta 2.5 de 170 cv. O câmbio tiptronic suportaria bem? E quanto seria o custo e a potência estimada?

@ Fábio Luis C. Monteiro

Sim, Fábio, o procedimento é viável. Se existe demanda por mais desempenho, a opção do compressor mecânico é das melhores. Sua especificação e os acertos feitos durante a instalação determinarão o quanto ele irá render de sobrepressão, e assim, o quanto de incremento de potência proporcionará. Mas, vale lembrar que quanto mais potência, maior o comprometimento da vida útil de todos os componentes originais do carro. O custo da preparação completa varia muito, mas uma instalação responsável e bem-feita não deve sair por menos de R$ 8.000.

Compressor é uma boa saída para aumentar a potência do Jetta 2.5

Leitor afirma ter se decepcionado com o design do novo Gol

Decepção com o Gol

Gostaria de manifestar a minha indignação com o novo VW Gol. Na edição 294, foi apresentado pela MOTOR SHOW o que deveria ser o carro. Um veículo arrojado, com frente provocante e traseira bela, com estilo da BMW, e lanterna muito bem desenhada. Agora, o que a Volkswagen apresentou foi um veículo insosso, com frente comum e uma traseira parecida com a do Fiat Palio. Eu estava ansioso para comprar o carro. Agora, com a decepção, vou procurar outra alternativa.

@ Sergio Luiz Pereira

Compressor e turbo?

Gostaria de saber como funciona o motor 1.4 de 160 cv do Scirocco que tem turbo e compressor. Os dois sistemas não servem para a mesma coisa?

@ Ricardo Lopes

Apesar de ambos os sistemas servirem para aumentar a quantidade de ar admitido no motor, cada um deles tem características diferentes. O compressor funciona através de uma correia que é movimentada pelo motor, por isso, ele “rouba” energia do propulsor. Em contrapartida, funciona bem em baixas rotações e não tem o inconveniente do turbo lag. Já o turbo, que gira através dos gases de escape, melhora o desempenho em altas e médias rotações. O problema de se utilizar turbos em motores pequenos é que, quanto maior a turbina que se utiliza, maior a geração de potência, mas pior o funcionamento em baixas rotações. Por isso, unir o trabalho de ambos é reunir o melhor de dois mundos. E foi isso que a Volks fez. Nas baixas rotações, o compressor se encarrega de sobrealimentar o motor e, nas altas, é “desativado” para que o turbo entre em ação. Isso é feito em série com gerenciamento da eletrônica. Assim, sem ter que se preocupar com a dirigibilidade urbana, a turbina pode ser maior e gerar mais potência. Essa é uma maneira moderna de aumentar a potência de motores menores sem prejuízos à dirigibilidade.

Com sistema eletrônico de reduzida, ML CDI está dentro da lei

Mercedes a diesel? Como pode?

A legislação brasileira só permite motores a diesel em veículos com capacidade de carga maior que uma tonelada ou que tenham tração 4×4 com reduzida. Como o Mercedes ML 320 CDI pode ser vendido com motor a diesel se ele não tem opção de reduzida nem carrega uma tonelada?

@ César Villa Pizolli

É verdade. Segundo a legislação brasileira estáproibido de utilizar o diesel qualquer veículo, de carga ou passageiro, que tenha capacidade de transporte inferior a mil quilos, computados os pesos do condutor, passageiros e carga. Mas há uma exceção na lei feita a veículos do tipo jipe, que tenham tração nas quatro rodas e caixa de reduzida. Segundo a Mercedes, o ML 320 se enquadra justamente ai. Apesar de não ter marchas reduzidas, o modelo oferece uma redução feita eletronicamente, o que atendeu à exigência da lei.

“ Gostei muito do SUV Tiggo. O Ecosport que se cuide! “

@ Andréia B. Peixoto

Teremos o 207 CC?

Realmente a Peugeot perdeu a oportunidade de oferecer um carro moderno e competitivo ao não trazer a tecnologia do novo 207 europeu, utilizando a conhecida “maquiagem” de design no já defasado 206 nacional. Contudo, gostaria de saber se está prevista a importação da versão coupé cabriolet do 207 vendido na Europa que, na minha opinião, é um belo carro.

@ Paulo Henkes

Possibilidade sempre há, Paulo. O 207 CC pode, sim, desembarcar no Brasil para substituir o 206 coupécabriolet. Seria até uma opção lógica oferecer a versão conversível (top de linha) do modelo que tem o design mais moderno. Porém, ainda não há confirmação por parte da Peugeot sobre uma possível vinda do carro.

Dodge Ram 2500 modelo 2009

Existe alguma mudança no modelo 2009 da Dodge Ram 2500?

@ Cesar Cechinatto

A Dodge Ram 2500 que, no Brasil, é comercializada pela Chrysler não teve nenhuma modificação no modelo 2009. O único modelo da linha que apresentou mudança este ano foi o Ram Light, que é vendido apenas nos Estados Unidos.

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Colaborou Pablo Sanches Garcia

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