01/12/2007 - 0:00
É chegada a hora de a VW rever sua política de preços. Seus carros são bons, disso ninguém duvida, mas com alguns poucos equipamentos, custam caro demais em relação à concorrência. Isso ficou claro na reportagem de capa da última edição. Parabéns pela iniciativa do comparativo!
@ Jorge Luis Oliveira
Fiat deve trocar o motor 1.8 pelo 1.9 em, no máximo, dois anos
Punto com motor 1.9
Existe realmente a possibilidade de a Fiat mudar o motor do Punto do 1.8 para o 1.9? Quando será o lançamento do Fiat Siena 2008? Outra questão: eu trabalho com meu automóvel e faço cerca de 5.000 km/mês, dos quais 20% são realizados em estradas de terra/barro esburacadas. Atualmente, tenho um Mille Fire Flex 2005 que foi escolhido por sua robustez e baixo custo de manutenção. Porém, já está na hora de trocá-lo. Tenho vontade de adquirir um mais confortável, porém tenho medo do custo da manutenção. Minha vontade é comprar um Punto (1.8 HLX), porém estou receoso, pois não tenho certeza se um carro melhor vai agüentar esse tranco. O que vocês acham?
@ Armênio R. Pereira Neto
Apesar de não afirmar oficialmente, a Fiat já tem o motor 1.9 pronto e irá incorporá-lo em sua linha, provavelmente daqui a um ou dois anos. Além de mais antigo, o motor 1.8 pertence à GM e a marca italiana não vai continuar comprando motores da concorrente, uma vez que já tem um substituto. Sobre o Siena, você pode ver a reportagem nesta edição. Já em relação ao seu carro, de fato, o Mille é excelente para ser usado nessas condições. Para quem roda cerca de 1.000 km/mês na terra, pode ser uma opção melhor ao Punto. Mas se você quiser mesmo o novo Fiat, terá que fazer manutenções mais freqüentes, mais trocas de óleos e filtros… Talvez, para o seu caso, o melhor fosse escolher uma picape ou um SUV, mesmo que não seja 4×4.
Diesel importado
Sou assinante da Revista há mais de três anos e só tenho que parabenizá-los pela excelente redação, simples, direta e conclusiva. Lendo na edição 293 a reportagem sobre as fases para se importar um carro, tive a seguinte dúvida: é possivel importar um hatch, por exemplo, com motor TDI, que é rápido e econômico?
@ Fábio Ferreira
Isso não é possível, Fábio, devido a nossa legislação. Apesar de muito modelos TDI vendidos na Europa serem fabricados aqui, carros de passeio com motor diesel ainda são proibidos de circular no Brasil.
Será uma boa Idea?
Quero trocar de carro e gosto muito do Idea. Será uma boa compra?
@ Andréa Rosa
Andréa, em linhas gerais, o Idea é, sim, um bom carro, mas, como todos os outros, tem suas peculiaridades. Na seção “Carro Usado” deste mês, avaliamos um modelo 2003. Talvez isso ajude você a se decidir.
O sistema ABS é mais eficiente no asfalto do que na terra
ABS na terra
Talvez vocês possam me ajudar. Queria informações sobre utilização de veículos com freios ABS em estrada de terra. Qual é o comportamento no momento de uma frenagem de emergência?
@ Carlos Delunaro
Em linhas gerais, Carlos, o ABS aumenta ainda mais o espaço de frenagem em terrenos de baixa aderência, como a terra. Claro que isso varia muito dependendo da geração de ABS utilizada e dos outros aparatos eletrônicos de tração e aderência que o carro dispõe. Mas, grosso modo, o freio convencional é melhor para a terra.
Parabéns à Revista
Parabéns a todos vocês pela Revista e pelo excelente trabalho, feito com total e plena responsabilidade e respeito a nós, consumidores. A reportagem sobre as mulheres que estão invadindo as pistas é demais, ficou 100%! Também gostei bastante do comparativo do Vectra GT-X, contra o excelente – mas infelizmente combalido e caro – Golf, um dos meus carros favoritos, mas que está precisando melhorar.
@ Eduardo F. Dias de Souza
Leitor sugere que a Toyota faça um crossover a partir da Fielder
Fielder Crossover
Acho que a Toyota deveria desenvolver e lançar no mercado um crossover baseado na perua Fielder. Além dos adereços off-road, o modelo deveria ter de série: bloqueio de diferencial e sistema pneumático, para erguer a suspensão quando ele fosse andar na terra e baixá-la quando fosse andar em rodovias. Seria bom se tivesse ainda tração 4×4 opcional.
@ Walmir Pinheiro Andrade
Troca de óleo
Tenho um Gol 2002 motor 1.0 8V. Apesar de o carro estar com 93.000 km, ando uma média de 1.000 km a cada 15 dias, pois trabalho como representante comercial e sempre faço a troca de óleo na autorizada. Segundo eles, o óleo que colocam é para ser trocado a cada 10.000 km mas, em uma conceituada oficina de minha cidade, os profissionais disseram que esse mesmo óleo é para ser trocado a cada 5.000 km! E aí? Eu confio em quem?
@ Gustavo de L. França
Gustavo, o correto é seguir a recomendação do manual do proprietário. É lá que estão indicados os tempos das trocas e o óleo que deve ser colocado no seu veículo. Mas, de qualquer forma, na dúvida, é sempre melhor fazer as trocas no menor período recomendado. O preço do óleo é ínfimo se você pensar que, por conta de um descuido, você pode perder o motor do seu carro.
Errata
• O crédito de foto da reportagem o “Clássico Voltou”, da edição 295, está incorreto. O fotógrafo foi Wellington Cerqueira (Ag. Isto É) e não Roberto Assunção, que fotografou, para a mesma edição, o Fiat Punto da seção Dirigimos e a Renault Scénic do “Teste Rápido”
• Na edição 295, na página 52, as legendas da reportagem “Vectra GT-X desafia o líder” estão incorretas, pois afirmam que os carros têm motor 1.8. Mas, conforme aparece no texto e nas fichas técnicas, ambos os modelos têm motores 2.0 8V.
• Na edição 294, o modelo VW Crossfox saiu com a ficha técnica incorreta. Confira abaixo os dados do modelo da VW
FICHA TÉCNICA VW CrossFox
Motor
4 cil, 1.6, 8V, aspirado
Transmissão
Manual, 5 marchas, tração dianteira
Dimensões (m)
comp: 4,06 / Larg: 1,69 / alt:1,64 entreeixos: 2,47
Peso
1.120 kg
Porta-malas
260 litros
Gasolina
Gasolina
Potência (5.750 rpm)
101 cv
103 cv
Torque (3.250 rpm)
14,3 kgfm
14,5 kgfm
Vel. Máxima
175 km/h
177 km/h
0 a 100 km/h
11s1
10s9
Consumo km/l
C:11,3- E: 16,3
C:7,6- E: 11
Preço sugerido
R$ 65.530
Precisando de ajuda?
Audi:
0800-149149
BMW:
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Ferrari:
(11) 30613300
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(11) 30613300
Fiat/Alfa:
0800-7071000
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0800-7024200
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0800-171213
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0800-122733
Mercedes:
0800-909090
Mitsubishi:
0800-7020404
Nissan:
0800-111090
Peugeot:
0800-7032424
Porsche:
(11) 30619544
Renault:
800-0555615
Subaru:
(11) 55381138
Toyota:
0800-7030206
Lexus:
0800-7030206
Volvo:
0800-7077590
VW:
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