01/12/2007 - 0:00
Adorei a picape da Volks. Já era hora de uma montadora tão tradicional apostar nesse importante mercado. É um segmento que precisa de renovação urgente. Mesmo a líder de vendas, a S10, já está muito envelhecida. A picape da Volks certamente vai destruir todas as concorrentes!
@ Ricardo Nascimento
Acessório da Montana
Li o comparativo publicado na edição de outubro entre as picapinhas nacionais. Mas me surgiu uma dúvida. Fiz a encomenda de uma Montana e fui informado de que o protetor de caçamba não é item de série. Porém, na reportagem consta o contrário. Entrei em contato com o SAC da GM e lá me disseram que o protetor de caçamba é opcional. Acho um absurdo um veículo de carga ser vendido sem protetor, visto que fica impossível transportar qualquer objeto sem danificar a parte interna da carroceria. Qual a informação correta?
@ Eduardo Leo Guttschow
O protetor de caçamba é um item acessório da linha Montana
Eduardo, a informação obtida junto à montadora é a mais correta. Mas o protetor não é item de série, nem é um opcional. Ele é um acessório.
De gasolina a flex
Gostaria de converter o motor de meu veículo gasolina para flex. Mas estou com medo. Essas adapatações costumam dar certo? São caras?
@ César Rafael Nogueira
A adição de módulos à injeção pode transformar um motor em bicombustível, mas, dependendo do modelo de seu carro, a adaptação não terá bons resultados. O sistema custa, em média, R$ 400 e é altamente aconselhável que você troque a bomba de combustível por uma blindada.
Os rivais do Punto
Gostaria muito de ver o Punto enfrentando seus principais concorrentes.
@ Eduardo F. Dias de Souza
Nesta edição, confira o comparativo entre o Fiat Punto e o Citroën C3.
Rebocar um buggy com um Siena compromete a segurança
Reboque arriscado
Se eu rebocar um buggy entre Belém do Pará e Fortaleza, causarei algum dano ao motor de meu Fiat Siena Fire 1.0?
@ Fernando Moraes
Fernando, seu veículo não foi projetado para esse fim. Muito antes de danos ao motor, a maior preocupação que se deve ter é com a segurança, que ficará muito comprometida durante a viagem. Depois disso, de fato, submetido a estas condições, o motor sofrerá desgaste, aumentará o consumo e a temperatura.
Tabela Fipe
A assinatura de MOTOR SHOW foi a melhor que já realizei na vida. A revista nos revela tudo o que está rolando no mundo automobilístico, e eu realmente fico encantado a cada nova edição. Só ainda não entendi o porquê da redução da tabela Fipe, muitas pessoas que eu conheço assinam a revista exclusivamente por causa dela. Gostaria de vê-la como era antes, bem completa.
@ Fabio Braz Teixeira
“ Ótima a matéria das chaves. Eu gastei uma nota com a chave do meu EcoSport. Parabéns!”
@ Cláudia Del Vecchio
Furo da Volks
Acabei de ler na internet que o presidente da Argentina confirmou a produção da picape da VW naquele país. Estou escrevendo para dar meus parabéns.
@ Renata Grael
Dúvida técnica
Gostaria de saber o que é taxa de compressão.
@ Marcelo Alvarez
É a relação matemática que indica quantas vezes a mistura ar combustível é comprimida dentro da câmara de combustão antes que se inicie o processo de queima.
Novo Gol NF
Gostei muito da reportagem do Gol NF, que será lançado no próximo ano. Estou ansioso esperando sua chegada. Esse novo Gol deve ser muito bom, a julgar pelas informações passadas pela revista. Encontrei fotos na internet de um carro bem diferente daquele que foi mostrado pela MOTOR SHOW. Então gostaria que publicassem mais informações sobre ele. E eu também queria saber se o Tiguan virá mesmo para o Brasil e se ele chega primeiro que o Gol.
@ Evaldo R. Barbosa
Por enquanto, as informações que temos sobre o Projeto NF são apenas as que foram passadas na reportagem da edição 294, de setembro. A simulação computadorizada que publicamos foi baseada no “retrato falado” feito por pessoas ligadas à VW e que já tiveram acesso ao carro. Os modelos que circulam na net não são reais
A respeito do Tiguan, ele acaba de ser lançado oficialmente, na Hungria, e, por enquanto, a VW não confirma se ele será ou não importado para concorrer com Rav-4 e CR-V. Isso dependerá muito do sucesso do carro no mercado europeu e da capacidade de exportação da fábrica alemã. Mas há um outro SUV (família NF) que deve começar a ser produzido em Taubaté logo após o lançamento das versões hatch e sedã do novo Gol. Ele terá um visual bem parecido com o do Tiguan, mas a base será do CrossFox.
Os leitores estão ansiosos por mais informações do novo Gol NF
Flex dá problema?
Quero comprar um modelo seminovo com motor flex, mas me disseram que esses carros costumam apresentar problemas depois de um tempo de uso. Gostaria de saber se esta informação procede, e se, usando 50% de gasolina e 50% álcool, poderei danificar o motor do carro.
@ Reinaldo Paiva
Reinaldo, não existem indícios de problemas devido ao simples desgaste dos motores flex. Quanto à mistura dos combustíveis, pode ficar despreocupado, pois ela é muito saudável. Afinal, esta é a finalidade da tecnologia flexível. Alguns consumidores imaginam, erroneamente, que precisam escolher entre um dos dois combustíveis ou que precisam ficar revezando os abastecimentos. Isso não é correto.