Sou assinante de três revistas especializadas em carros. Sem dúvida, a que tem melhor redação e opinião imparcial é a MOTOR SHOW. O destaque dado ao i30, da Hyundai, foi sensacional. Fiquei com pena das outras revistas. Muito obrigado pela dica de esperar por sua chegada.

@ Pedro Dogo

Direção do Corolla

Li a reportagem sobre o novo Corolla SE-G (Seção Dirigimos da edição de Maio/2008, nº 302) e gostaria de fazer uma correção. A matéria fala que a direção do novo modelo é eletrohidráulica, mas na verdade tratasede um sistema elétrico de ação regressiva. Ou seja, com o aumento da velocidade do veículo a assistência à direção diminui, cessando por completo quando se ultrapassam os 80km/h.

@ Diego R. Silva

Consumo do Azera

Sou proprietário de um Hyundai Azera. O carro realmente é tudo aquilo que foi relatado na reportagem de abril. Gostaria de saber qual o método utilizado para medir o consumo na estrada ou a maneira certa de dirigir para obter os 13,5 km/l da ficha técnica.

@ Cléo Santos

Os dados utilizados em nossas fichas técnicas são divulgados pelas montadoras, que fazem os mais rigorosos testes em pistas, em condições ideais, por isso difíceis de se atingir na prática.

Câmbio do Jaguar

Existe alguma razão, prática ou técnica, para a maioria dos câmbios automáticos terem formatos em linha para alterar as marchas? Acho interessante a opção que a Jaguar utiliza, em forma de J.

@ Marcos Javaroni

Cada montadora opta pela forma como vai montar seu câmbio automático, como o citado, da marca Jaguar, que é em formato de “J”. Esses detalhes só servem para diferenciar a marca.

Esportivos “baratos”

Quando pensamos em esportivos, não há como não lembrar de Ferrari, Porsche e Lamborghini. Muitas pessoas não sabem que existem esportivos como a BMW M3 e Mercedes C 63 AMG, por um preço muito mais em conta e com desempenho que é bastante próximo ao obtido por estes modelos um tanto “surreais”.

@ Alderico Junior

206 sem airbag

O novo 206 (ou 207) que será lançado em breve virá com airbags opcionais? Minha filha tem um 206 Soleil 2001 com airbag duplo. Ela procurou uma SW com este item de segurança, mas avisaram que há alguns anos a linha 206 não os oferece nem como opcional. Acho um absurdo! Como os brasileiros permitem um fabricante ter este tipo de procedimento? Fica aqui minha indignação.

@ João Roberto Frutuoso

Álcool faz bem?

Tenho um carro que utiliza apenas gasolina. Porém, ouvi pessoas dizerem que adicionar álcool permite que se rode normalmente. A minha dúvida é se realmente o carro irá funcionar. Isso não prejudica meu veículo?

João Felicio Neves

Primeiramente, ele irá rodar, porque os motores dos carros no Brasil já são calibrados para receber álcool. Porém, a quantidade adicionada na gasolina já vem na proporção correta das refinarias. Quanto a colocar mais álcool do que gasolina no veículo, isso poderá prejudicar os dutos e o motor, pois não estão preparados para o derivado da cana.

Mille reestilizado?

Gostaria de saber se a Fiat irá reestilizar ou “dar um fim” no velho e conhecido Mille. Há a possibilidade de ter um novo motor,

o mesmo usado no Fiorino e no Uno Furgão 1.3 flex?

@ Jossimar Rogério

Por enquanto, não há nenhuma notícia sobre reestilização ou mesmo o fim da produção do Mille, até porque o modelo é o mais vendido da montadora e, por isso, é mantido em linha.

” Enfim, a tabela Fipe em versão completa!

Ela é, sem dúvida, nossa melhor referência.”

@ Silas Guimarães

Contra os estribos

Espero que o novo Palio Adventure tenha airbags de série e não venha com estribos, pois na minha opinião eles só servem para acumular sujeira, sujar a calça de quem anda no carro e machucar a canela.

@ Luiz A. M. Sobral

Ka sem propaganda?

Parabéns pela matéria sobre as filas de espera para os carros zeroquilômetro. Só estranhei que, apesar do texto citar que a Ford não faz propaganda do Ka, na mesma edição havia uma propaganda do carro. Houve erro?

@ Pedro Radwanski

A redação da MOTOR SHOW é totalmente independente dos demais departamentos da editora, incluindo o que cuida da publicidade. Por isso, não sabíamos que a Ford anunciaria o novo Ka na mesma edição da reportagem citada. De qualquer forma, o que apuramos é que a campanha deveria ter iniciado muito antes, mas foi adiada diversas vezes por falta do produto nas concessionária da marca.