CONVERSÍVEL: BMW Z4

O irmão gêmeo do Toyota Supra é um roadster perfeito

BMW Z4
Foto: Rodrigo Aguiar Ruiz

CONFIRA AQUI TODOS OS PREMIADOS NA COMPRA DO ANO 2020

› VERSÕES
sDrive 30i MSport R$ 314.950
M40i R$ 384.950

Há pouquíssimas opções de conversíveis em nosso mercado. No ano passado, a Compra do Ano 2019 na categoria foi o Porsche 718 Boxster, modelo que ainda segue entre as melhores opções de compra. Outra é o novo Mini Cooper Cabrio, com seu charme retrô – quase irresistível, principalmente na apimentada versão John Cooper Works. Mas, diante do BMW Z4, ele não teve muita chance.

Foto: Rodrigo Aguiar Ruiz

O Z4 foi desenvolvido em conjunto com o Toyota Supra, então ele e a reencarnação do mítico esportivo japonês – que não deve ser vendido no Brasil – são praticamente irmãos gêmeos. Podemos dizer que o Z4 é o Supra que podemos ter. A BMW oferece no Brasil o modelo também na versão sDrive30i M Sport, de 258 cv, para quem quer só curtir os cabelos ao vento. Mas a que nos conquistou foi a M40i.

Nesta versão com o pacote visual M Sport, o motor é o conhecido seis cilindros em linha da marca, um 3.0 com turbo de duplo fluxo que entrega 340 cv e um torque de ótimos 51 kgfm. Todo esse poder é transmitido às rodas por meio de um câmbio automático ZF de oito marchas, que é rápido como um automatizado, porém mais confortável.
O roadster vai de 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos.

Comparado ao antecessor, este novo Z4 cresceu tanto no comprimento quanto na largura, e seu entre-eixos foi reduzido para melhorar a agilidade das respostas ao volante. Agora ele é um modelo com medidas semelhantes às do Porsche Boxster, seu maior rival, e muito plantado ao chão, mesmo com amortecedores comuns – e mais divertido que o Mini, por ter tração traseira.

Um charme que nós curtimos, mas nem todos gostam tanto, foi a volta da capota de lona. Menos complexa que a de metal da geração anterior, ela ainda rouba bem menos espaço no diminuto porta-malas e ajudou a aliviar peso – e, principalmente, o centro de gravidade. Além disso, ela pode ser aberta ou fechada em apenas 10 segundos. Legal.

Potência 258 a 340 cv › Porta-malas 281 litros › Consumo C › Versão indicada M40i

Confira abaixo os vencedores em cada categoria (clique nos links para ler a avaliação completa):
HATCH URBANO: Renault Kwid
HATCH COMPACTO: Hyundai HB20
HATCH PREMIUM: Mercedes-Benz Classe A
SEDÃ COMPACTO: Hyundai HB20S
SEDÃ MÉDIO: Toyota Corolla
SEDÃ GRANDE: Honda Accord
SEDÃ PREMIUM: Volvo S60
SEDÃ DE LUXO: Audi A6
STATION WAGON: Volvo V60
MONOVOLUME: Chevrolet Spin
HÍBRIDO: Toyota Corolla
ELÉTRICO: Nissan Leaf
ESPORTIVO: Porsche 911
AVENTUREIRO: Fiat Argo Trekking
SUV COMPACTO: Volkswagen T-Cross 
SUV MÉDIO: Toyota RAV4
SUV PREMIUM: Range Rover Evoque
SUV DE LUXO: Audi Q8
SUV 4X4: Mitsubishi Pajero Sport
PICAPE MÉDIA: Ford Ranger
PICAPE MONOBLOCO: Fiat Toro

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar