25/04/2025 - 13:37
No Salão Internacional do Automóvel de Xangai de 2025, o Grupo GAC, que já confirmou sua chegada ao Brasil ainda em 2025 com modelos da submarca Aion, lançou oficialmente seu primeiro conceito de picape com foco na estética: trata-se da GAC PickUp 01, nome bastante sugestivo ao carro.

A PickUp 01 chama a atenção pelas linhas bastante retas e cheia de quinas, mais ou menos no estilo “Mad-Max”, que passa a sensação de futurismo e imponência. Tal fórmula foi bastante explorada, e comentada, após a chegada da Tesla Cybertruck, a qual a GAC parece ter se inspirado. Apesar das diferenças na identidade visual das duas, são inegáveis algumas semelhanças, incluindo conjunto óptico frontal e traseiro, lataria em alumínio escovado e grandes rodas.
+ Tesla faz novo recall de Cybertrucks por painel que pode se desprender
+ Nova chinesa no Brasil: GAC Motor iniciará operação no meio do ano com três carros

A 01 faz parte de um ambicioso plano de expansão da GAC, que pretende estar em outros cantos do mundo com produtos globais, como ela. Feita sobre a inédita plataforma GAIA (sigla para “Arquitetura Adaptativa Inteligente GAC” em inglês), a caminhonete quer ser flexível para diferentes tipos de uso, como em estradas urbanas, terrenos off-road e no transporte de carga. Para isso, conta com diferentes ajustes eletrônicos de direção, suspensão e entrega de força.

A GAC se apoia bastante nas tecnologias, afirmando que o modelo é equipado com um sistema ADAS de alto nível, desenvolvido para situações de uso típicas de caminhonetes, como reboque de outro veículo, condução em estradas estreitas ou sinuosas, por exemplo.

Por enquanto, a PickUp 01 é apenas um conceito, porém a marca já pensa em alguns mercados-chave para o início de suas vendas: Austrália, Arábia Saudita, México e Chile, países que a marca considera altos consumidores de caminhonetes e que aceitam carros chineses. Levando isso em conta, o Brasil também pode estar no radar da GAC para comercializar seu futuro lançamento, principalmente considerando sua chegada na América do Sul logo após a estreia mundial.