Kia Cerato, importado da Coreia do Sul, ganhou a confiança dos brasileiros. Chegou até a superar Civic e  Corolla e liderar o segmento de sedãs médios, que tem consumidores bastante exigentes e preocupados não só com o nível de segurança e conforto, mas também com os custos de manutenção. A Kia emplacou, em 2010, cerca de 14 mil unidades do sedã – em parte porque conseguiu, com um preço muito atraente, roubar consumidores do segmento de compactos (Siena, Voyage e cia. em suas versões topo de linha). Pagando só um pouco mais, chegavam perto dos R$ 50 mil e levavam um Cerato zero-quilômetro para casa.

Com apenas dois anos de uso, o Cerato 1.6 automático 2010 custa cerca de R$ 45 mil e é ideal para quem precisa de um sedã confortável e com bom espaço interno, além de um porta-malas com 415 litros de capacidade (o do Civic de oitava geração tinha apenas 340 litros).

O problema do Cerato é não ter o motor _ ex, mas, para compensar, seu consumo é muito baixo (e por isso teve  nota A no programa de etiquetagem do Inmetro).Na cidade, proprietários consultados conseguem médias acima de 8 km/l – bom, considerando o trânsito truncado de um centro urbano como São Paulo.

Com um moderno motor com comando variável de válvulas que gera 126 cv de potência e torque máximo de bons 15,9 kgfm, o Cerato anda bem. Seu câmbio, apesar de ter apenas quatro marchas (o modelo atual já tem seis) garante trocas de marchas suaves. “As retomadas são lentas, mas, depois que o motor começa a girar alto, não há mais do que reclamar”, avalia o proprietário Braz Silvério Júnior.

Já Dário Mamone Jr., outro proprietário, comenta que “o consumo é condizente com sua proposta, mas, ecologicamente, seria bom o motor ¬ ex”. Enquanto isso, Rafael Rizzatto elogia o conforto e a beleza: “O Kia Cerato é um carro muito confortável ao volante, além de ter um design lindo.” É preciso atenção, porém, na hora do seguro. Embora   que dentro da média, na comparação com o de seus concorrentes, o valor varia muito. A dica é cotar com mais de uma corretora

O Cerato vem sempre completinho, mas, dependendo da versão (identificada por um código, sem logotipo no carro), pode ter itens adicionais, como piloto automático, bancos de couro e ar-condicionado digital, entre outros. Para finalizar, a garantia de fábrica é de cinco anos. Verifique apenas se todas as revisões foram realizadas para que ela continue válida.