Modelo começa a chegar às lojas em abril deste ano com o novo propulsor 2.0 flex de 153 cv. Não terá mudanças visuais significativas

Parem as máquinas! A expressão ficou famosa por ser utilizada no filme O Jornal (1994) e virou brincadeira de jornalistas sempre que uma notícia muito importante chega à redação na última hora, quando o jornal (ou a revista, no caso) já está sendo impresso. Foi mais ou menos isso que aconteceu nesta edição de MOTOR SHOW. É claro que não foi preciso parar as rotativas que imprimiam a Revista. Afinal, a novidade não veio tão tarde assim, mas, depois de descobrir, à beira do fechamento, que o Corolla 2011 teria como principal novidade o motor 2.0, tivemos replanejar a edição para dar mais informações sobre esta novidade.

Segundo fontes ligadas à marca, o Corolla 2.0 chega às concessionárias Toyota entre o final de março e o começo de abril. As configurações de entrada XLi e GLi continuarão contando com o eficiente propulsor 1.8 VVTi. Porém, as mais requintadas XEi e SE-G passarão a ter debaixo do capô um coração 2.0 também bicombustível. O aumento de potência exigirá novo acerto para as suspensões. Visualmente, o carro deve continuar o mesmo. Talvez ganhe apenas pequenas mudanças para abrilhantar a evolução mecânica, como desenho de rodas exclusivo e detalhes internos, além, é claro, da logotipia que identifica a versão.

O novo propulsor também tem duplo comando de válvulas variável e vem do Japão e da Inglaterra (mesma origem do atual 1.8). Sua potência é de 153 cv quando abastecido cometanol e 145 cv usando gasolina. Já o torque deve girar em torno dos 20,1 kgfm com álcool e 19,9 kgfm com a nossa gasolina (que tem 20% de etanol). Apesar da melhoria, ele não é o mais moderno que a Toyota poderia trazer. Lá também há o 2.0 Valvematic, que conta com um sistema de comando de válvulas que, além do tempo de abertura, controla o levantamento das válvulas, aumentando a potência, o torque e reduzindo o consumo. Com essa tecnologia, o motor gera 15 cv a mais do que o VVTi, que está chegando.

Esta modificação mecânica pode ser um dos primeiros indícios da nova filosofia da marca. Em outras épocas, esse lançamento não seria possível, afinal a Toyota só mudava o propulsor de um veículo com a chegada de uma nova geração. As prioridades eram os maiores mercados, e com isso os emergentes tinham que se adaptar à sua oferta, política que fez com que a marca fosse muito mais afetada pela crise financeira mundial. Para minimizar os prejuízos que vem sofrendo nos últimos dois anos, a Toyota mudou de comandante. Em janeiro, Akio Toyoda, neto do fundador da companhia, assumiu sua presidência mundial. Toyoda reconheceu a falha de não dar a devida importância aos países emergentes e disse que a nova filosofia será agir com o pé no chão e dar mais notoriedade a países como Brasil, Índia e China, considerados a bola da vez.

Com a chegada do propulsor 2.0, a marca se prepara estrategicamente para o lançamento da nova geração do Corolla, prevista para meados de 2011. Provavelmente até lá já terão sido lançados a nova geração do Civic (fim deste ano ou início do próximo) e o novo sedã da Volkswagen, que substituirá o obsoleto Bora. Neste meio tempo, quanto melhor for a oferta da Toyota com o atual modelo, menos clientes ela perderá para essas novidades. Afinal, apenas depois da mudança de geração o Corolla poderá brigar de igual para igual com seus concorrentes, e manter a liderança absoluta do segmento.