27/12/2022 - 18:26
A Toyota celebra os 30 anos de vendas no Brasil dos modelos Corolla, Hilux, SW4 e Camry.
Tudo começou com a abertura comercial promovida no país na década de 1990. Com isso, muitos fabricantes de automóveis iniciaram a apresentação de seus modelos para o público nacional.
Mas foi no Salão do Automóvel de 1992 que a Toyota trouxe os respectivos modelos que são comercializados até hoje na gama da marca japonesa.
Até o momento, os quatro veículos têm aproximadamente 2 milhões de unidades vendidas em três décadas. Desse total, mais de 1 milhão de unidades são apenas do Corolla.
+ Toyota desenvolve conceito do Corolla Cross movido a hidrogênio
+ Toyota lança a linha 2023 para Hilux e SW4 no Brasil; veja as mudanças
+ Toyota Prius: 5ª geração do híbrido tem painel solar e fica mais ‘atraente’
+ Toyota Hilux SRX recebe a opção Limited, mais recheada; veja o preço
Corolla
Chegando ao Brasil em sua 7ª geração, com um motor quatro cilindros 1.8L 16V de 115 cv e transmissão manual de cinco velocidades na versão LE, o sedã médio era inicialmente importado do Japão. Ele também tinha a possibilidade de ser equipado com uma transmissão automática eletrônica com “Overdrive”.
Para a linha 1995, a Toyota lançou a carroceria station wagon do Corolla, com motor 1.8L 16V.
Para o sedã, chegou por aqui a versão de entrada, DX, com motor 1.6L, de 106 cv, e opções de transmissão manual de cinco marchas ou automática de três marchas.
Em 1997 chegou a 8ª geração. Mas foi em 1998 que o Corolla passou a ser nacional, fabricado na recém-inaugurada planta de Indaiatuba (SP).
Ele passou por um facelift e adotou um pacote de equipamentos que trazia de série: airbag duplo, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitadores de força, bem como cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros.
A 9ª geração foi apresentada em 2002. Depois, em 2004, ela foi o responsável por trazer novamente ao portfólio da marca a carroceria station wagon, com o Corolla Fielder, que depois ficou conhecido apenas como Fielder.
A 10ª geração foi lançada por aqui em 2008. Ela introduziu a versão Altis, substituta da anterior SE-G, que foi lançada em 2010, e passou a contar com a inédita motorização flex 2.0L 16V de 142/153 cv quando usado com gasolina ou etanol.
A 11ª geração chegou ao mercado brasileiro em 2014 e contava com um entre-eixos 10 centímetros maior, assoalho plano, transmissão Multi-Drive CVT e suspensão mais rígida. Outra novidade foi a chegada de duas versões inéditas, a GLi Upper, e a especial Dynamic em 2016 e 2017, respectivamente.
Em 2019, a 12ª geração chegou como um modelo híbrido flex. O sedã a combustão foi apresentado nas versões GLi, XEi e Altis, com novo motor Dynamic Force 2.0L 16V de 177 cv, injeção direta, aliado a transmissão CVT Direct Shift de dez velocidades.
Já a inédita versão Altis Hybrid, chegou ao mercado com o motor flex 1.8L 16V com 101 cv e dois motores elétricos de 72 cv, com potência combinada de 122 cv.
Hilux
A Hilux, por sua vez, desembarcou no Brasil em sua 5ª geração, inicialmente trazida do Japão. Ela oferecia a motorização 2.4L, com 83 cv, e a 2.8L, com 88 cv, nas opções de tração 4×2 e 4×4 também nas versões cabines simples e dupla.
Em 1997, a Hilux passou a ser importada da Argentina, após a instalação da planta de Zárate naquele País, que recentemente completou 25 anos de atividades.
Na linha 2002, a picape passou por uma reestilização e recebeu um novo motor turbodiesel com 2.0L e 116 cv, além de contar, pela primeira vez, com um propulsor quatro cilindros 2.7L 16V a gasolina com 142 cv.
Já em 2005, a Toyota apresentou ao mercado a 7ª geração da Hilux. Houve a inclusão de equipamentos nos anos posteriores, como ar-condicionado digital, computador de bordo, recalibração da suspensão, e a introdução da tecnologia flexfluel em sua motorização.
Na 8ª geração, lançada em 2015 como linha 2016, a Hilux tinha um propulsor 2.8L 16V, quatro cilindros, com 177 cv.
Em 2019, a Toyota do Brasil apresentou, pela primeira vez, uma versão esportiva da Hilux, a GR-S, equipada com um motor diesel 2.8L, quatro cilindros, de 177 cv.
A versão esportiva também ganharia uma companheira em 2020, com uma nova motorização, agora com propulsor a gasolina, 4.0L V6, com 234 cv.
A linha Hilux 2021 recebeu uma atualização no motor diesel, que agora contaria com 204 cv, além de itens avançados de segurança como controle de velocidade adaptativo (ACC) e frenagem automática de emergência na versão SRX.
SW4
O SW4 chegou em sua 2ª geração e foi o veículo que inaugurou o segmento SUV no portfólio da Toyota por aqui. Ele era oferecido com tração 4×4 e motor quatro cilindros 2.8L 8V com 88 cv.
Em 1996, com a chegada da 3ª geração, o interior do modelo foi redesenhado, ganhou novas lanternas e a opção de dois bancos adicionais na última fileira. Havia novas motorizações, como o 2.7L 16V de quatro cilindros a gasolina com 152 cv, o 3.4L 24V V6 a gasolina com 186 cv e o 3.0L 8V de quatro cilindros turbodiesel com 116 cv.
Em 1999, o SUV recebeu uma atualização na dianteira, com novos para-choques e grades.
A partir de 2003, assim como a picape Hilux, a 4ª geração do SW4 também chegaria importada da Argentina. Ele adotou novos motores turbodiesel 3.0L 16V com 163 cv, com opções de transmissões manual de cinco marchas ou automática de quatro.
Em 2012 foi o ano da chegada do motor quatro cilindros 2.7L 16V para o SUV, com a tecnologia flexfuel.
A 5ª geração desembarcou no Brasil em 2016 e contava com as motorizações diesel 2.8L 16V quatro cilindros com 177 cv e a gasolina 4.0L 24V V6 com 238 cv. Nesta geração, o SW4 nas versões SRX vinham com sete airbags.
Em 2021, o SW4 desta geração recebe seu primeiro facelift, com aumento de potência nas versões diesel, com 204 cv, bem como a inclusão de itens de segurança nas versões SRX, como controle de velocidade adaptativo e frenagem automática de emergência, itens do pacote Toyota Safety Sense.
Camry
O Camry veio com um motor 3.0L 24V V6 com 188 cv e transmissão automática Overdrive.
Com a chegada da versão LE, em 1995, o sedã de luxo recebeu leves atualizações nas lanternas traseiras, e equipado com o motor de quatro cilindros, 2.2L 16V com 127 cv.
A 4ª geração, de 1997, trouxe um novo visual e configurações, nas versões LE, agora com motor 2.2L 16V com 131 cv, e a XLE com um propulsor 3.0L 24V V6 com 191 cv, ambos com transmissão automática de quatro marchas com Overdrive.
Para a 5ª geração, de 2003, o Camry ganhou mais itens de conveniência, como computador de bordo, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, e controle eletrônico de estabilidade (VSC).
Apresentado em 2006 já como linha 2007, a 6ª geração do Camry atualizou o design e a versão XLE vinha equipada com um novo motor 3.5L 24V V6 Dual VVTi, capaz de render 284 cv.
A atual e 8ª geração, que chegou por aqui em 2018, foi desenvolvida sobre a nova plataforma modular da Toyota, a TNGA (Toyota New Global Architecture).
Ela ainda agregou um motor mais potente, com 310 cv, e uma nova transmissão automática sequencial de oito marchas.
Neste ano, a Toyota apresentou a versão híbrida do sedã, equipado com um propulsor quatro cilindros 2.5L 16V de 178 cv, e três motores elétricos, de 120 cv.
Veja abaixo a galeria completa:
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Vai viajar? Veja o que mudou na lei da cadeirinha
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Segredo: o novo Jeep Renegade e o provável Avenger nacional
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Últimos leilões de 2022 têm carros populares e caminhões
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ IPVA 2023: calculadora mostra quanto você vai pagar no imposto; acesse
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Teste rápido: ao volante do Macan 2023, o Porsche mais barato no Brasil
+ Lamborghini viraliza ao ocupar duas vagas; dono explica o motivo
+ GM prepara nova Chevrolet S10 para o Brasil, diz site
+ Nissan amplia lista de equipamentos que o Kicks e Frontier podem agregar
+ IPVA SP 2023: tire suas dívidas sobre como consultar e pagar o imposto
+ Pioneer lança três subwoofers, de 8, 10 e 12 polegadas; conheça
+ Avaliação: o Chevrolet Tracker Premier é uma boa compra?