Na foto maior, a versão esportiva (S) apresentada agora nos EUA. Ao lado, o modelo europeu, mais conservador, o mesmo que deve ser vendido em nosso mercado

A Toyota do Brasil está preparando ainda para o primeiro semestre deste ano um novo Corolla, que deverá ser apresentado já como versão 2012. Estruturalmente, é o mesmo carro comercializado hoje, com praticamente a mesma plataforma e carroceria. Mas a nova versão do Corolla receberá algumas atualizações de design na dianteira e na traseira que o deixam ainda mais parecido com seu irmão maior Camry. No interior, painel e volante ficam como principais e positivas alterações nessa nova versão. O objetivo é o de torná-lo ainda mais competitivo do que atualmente: o sedã japonês é líder absoluto em seu segmento e, claro, a Toyota quer mantê-lo nessa posição.

Depois da crise mundial que assolou a Toyota com o recall dos modelos que aceleravam sozinhos e da consequente desconfiança do consumidor norte-americano sobre a qualidade e a segurança de seus produtos, a diretriz da presidência para aumentar a competitividade da marca foi: “Façam o carro que o consumidor local quer comprar.” Uma política que contrariava o que a Toyota vinha fazendo ao produzir um único carro para ser consumido mundialmente. Claro que essa opção fazia com que ela fosse, paulatinamente, perdendo mercado para os concorrentes, cada vez mais empenhados em personalizar os carros para seus consumidores. Aqui no Brasil, sabendo do gosto brasileiro por carros mais ágeis, a Toyota se apressou em adotar o motor 2.0 16V para melhorar a agilidade do sedã japonês e, com isso, alavancar ainda mais suas vendas. Corolla 2.0, só em nosso mercado. Antes disso, o motor dois litros havia sido utilizado apenas em uma versão S do Corolla comercializada, em pequena escala, no mercado japonês.

A traseira do modelo europeu, sem o kit esportivo

Ainda dentro dessa política, em abril a Toyota renovou o design do Corolla para os europeus. Como a competitividade naquele mercado é muito feroz, com fabricantes oferecendo novidades o tempo todo, a Toyota optou por reformular primeiro o Corolla lá. Depois, em novembro, foi a vez do mercado norte-americano: no Los Angeles Auto Show, a Toyota apresentou o novo Corolla: praticamente o mesmo carro reformulado na Europa meses antes, mas guardando particularidades que agradam ao consumidor norte-americano, como controle de estabilidade e de tração de série. No lançamento da versão norte-americana, cujas fotos você vê nesta reportagem, os japoneses fizeram questão de frisar a longevidade do Corolla no mercado mundial: desde seu lançamento, em 1966, já foram produzidos mais de 30 milhões de Corolla. Em que pese o enorme processo evolutivo pelo qual o modelo passou nesses últimos 45 anos, com profundas alterações estruturais, o carro guarda suas características básicas de economia, confiabilidade, alta resistência mecânica e baixo custo de manutenção.

Agora chegou a vez do mercado nacional. Como por aqui o Corolla ainda faz muito sucesso, seremos o último mercado a receber as atualizações. Um executivo da marca aqui no Brasil nos contou que ainda no primeiro semestre de 2011 teremos o novo Corolla. Mecanicamente, as alterações deverão ser mínimas e a adoção do motor 2.0 16V flex continuará restrita às versões mais caras do sedã. As demais versões continuarão a ser oferecidas com o bom motor 1.8 VVT-i flex atual. A transmissão manual continuará sendo oferecida com cinco marchas e a automática, com quatro. Novos câmbios de seis velocidades, manual e o automático, estarão reservados para a nova geração do sedã, que deve ser apresentada ao mundo em 2013/2014. Os preços devem continuar semelhantes aos de hoje – dos cerca de R$ 60 mil do 1.8 de entrada até quase R$ 90 mil do top Altis 2.0 16V.

Acima, o interior, que sofreu mudanças bastante sutis, como o novo volante com desenho mais moderno. Abaixo, o painel de instrumentos, o ar-condicionado analógico (oferecido nas versões mais baratas) e o sistema de som com entradas USB e auxiliar