Coronavírus: como limpar o interior do seu carro

Confira dicas de como limpar o interior do seu carro e evitar o coronavírus.
Confira dicas de como limpar o interior do seu carro e evitar o coronavírus.

A pandemia do coronavírus é uma realidade, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). E o Brasil deve ter uma multiplicação de confirmações de casos nas próximas semanas. Diversas notícias informa como a higiene pessoal é um fator importante para conter a pandemia. Mas esses cuidados de limpeza devem também se estender aos ambientes. Para isso, reunimos dicas de como limpar o interior do seu carro e evitar o coronavírus.

+ Tabela: veja sedãs e SUVs mais baratos que HB20S
+ Ford cancela lançamento do Bronco e mantém mistério
+ Ford vai lançar novo SUV no Brasil em 2021; conheça

“Orientamos a deixar um frasco de álcool em gel dentro do carro, lenços de papel, etc. Mas a higienização do ar condicionado é prioridade, já que a proliferação das bactérias e fungos ocorre no filtro de ar, se ele estiver sujo. O ideal é fazer a limpeza a cada seis meses ou pelo menos uma vez por ano”, alerta Matteo Petricione Júnior da oficina especializada em veículos premium A.M.Marcelo.

Para quem transporta filhos e outras pessoas dentro do carro, é preciso ficar atento ao lixo portátil. “O ideal é esvaziar o lixo diariamente, principalmente se houver lenços de papel com secreções de olhos, boca e nariz, que podem conter vírus”, completa.

Veja mais dicas de como limpar o interior do seu carro e se prevenir contra o coronavírus:

  1. Higienizar a parte interna do carro com aspirador, limpar os bancos com produtos específicos, focando na sujeira que acumula nas costuras e dobras.
  2. Manter sempre limpo os locais onde mais colocamos as mãos como maçanetas, câmbio, botões de vidros, retrovisores e, principalmente, o volante e a tela multimídia, usada sucessivas vezes, bem como o console que tem mais botões, a alavanca do freio de estacionamento e porta-objetos.
  3. Deixar um frasco de álcool em gel em um local de fácil acesso para você utilizar ao entrar no veículo
  4. Ao entrar no carro limpar as mãos usando álcool em gel 70%, capaz de eliminar bactérias e vírus de síndromes respiratórias como o coronavírus. Ao sair e deixar a direção, lavar as mãos e até o rosto são medidas eficazes da mesma forma.
  5. Limpar a superfície do painel, do volante, de todo o acabamento com álcool isopropílico, que não danifica os plásticos e elimina o vírus. O mesmo produto pode ser usado para limpar o celular, que geralmente é conectado ao carro.
  6. Manter os vidros fechados com o ar condicionado ligado é uma medida recomendada porém é preciso fazer a limpeza do sistema e trocar o filtro de pólen (ou de cabine) garantindo a filtragem das impurezas do ambiente.
  7. Ao transportar alguém no veículo, pedir que as mesmas medidas de higienização sejam tomadas: limpar as mãos com álcool, ao tossir e espirrar usar um lenço e descartar esse material rapidamente em um lixo sem tocá-lo;
  8. Bancos e carpetes podem ser limpos com produtos do tipo spray com alvejantes ou amoníaco. No entanto, eles são eficazes apenas se aplicados e removidos com um segundo pano seco. Do contrário, vírus e bactérias podem resistir à superfície. Na dúvida, uma solução de água e sabão neutro já resolvem da mesma forma e podem ser aplicados em casa. O critério de limpeza e remoção são os mesmos.

Veja também

+ Fiat faz desconto em toda a linha; preço do Toro cai R$ 32 mil
+ Acesso de fúria de macaco deixa um homem morto e 250 pessoas feridas na Índia
+ Risco de casos graves de Covid é 45% maior em pessoas com sangue do tipo A, segundo pesquisadores europeus,
+ Aprenda a fazer o brigadeiro de paçoca de Ana Maria Braga