Que os automóveis tiveram um saldo tecnológico nos últimos 20 anos, com os seus auxílios eletrônicos que conseguem frear o carro automaticamente em uma emergência ou até estacionar o veículo sozinho, não há como discordar.

Mas quando o assunto é estilo, isso sim, ainda causa muita controvérsia. Há os que trocariam fácil as linhas modernas e as peças de plástico por linhas clássicas e quilos de cromos. Então, que bom seria se fosse possível unir o melhor dos dois mundos. Pois é esta a proposta das empresas que você confere abaixo:

Revology

Mecânica moderna e alma de Mustang clássico
Mecânica moderna e alma de Mustang clássico

O foco da americana Revology são os Ford Mustang de primeira geração, lançados em 1964 e produzidos até o fim dos anos 1970. Utilizando peças e até um monobloco nas especificações originais (construído por uma empresa licenciada pela Ford), a empresa consegue recriar o Mustang clássico até o último parafuso, oferecendo até uma gama variada de rodas de fábrica.

O toque de modernidade fica por conta do conjunto mecânico (freios, suspensão, transmissão e motores) de especificação moderna e em luxos interiores, como iluminação por LEDs, central multimídia com conexão bluetooth e painel digital.

Singer

Modelos dos anos 1990 transformados em 911 dos anos 1960
Modelos dos anos 1990 transformados em 911 dos anos 1960, mas com um toque dos anos 2000

Outra empresa americana que atua neste segmento é a Singer. Mas o seu foco é misturar várias gerações do Porsche para criar uma interpretação moderna dos primeiros 911. Partindo de unidades produzidas entre 1990 e 1994, que ainda tinha a mecânica boxer a ar, a Singer desmonta completamente os carros e faz as modificações em fibra de carbono.

Até as icônicas rodas Fuchs dos anos 1960 são reproduzidas, mas em versões maiores, de 17 polegadas. O motor e a transmissão não sofrem modificações, mas os freios e suspensão e a parte elétrica recebem componentes das gerações mais modernas do esportivo alemão.

A cabine também é redesenhada para ficar com a cara dos primeiros 911, com direito até a instalação de um toca-fitas Becker México, restaurado para ficar com a uma cara retrô, mas casado a alto-falantes e amplificador modernos.

Mechatronik

Sob a carroceria de um clássico da estrela, uma mecânica moderna
Sob a carroceria de um clássico da estrela, uma mecânica moderna

Especializada em restauração de carros Mercedes-Benz, a alemã Mechatronik foi além é hoje é especializada no trabalho de implantar mecânica moderna nos clássicos cupês e conversíveis W111 e W113 dos anos 1960.

O resultado são carros com modernos e econômicos V6 e V8, freios ABS e toda a gama de auxílios eletrônicos oferecidos nos carros novos da marca da estrela, mas como a cara dos modelos clássicos.

E o trabalho minucioso da empresa não se limita somente a mecânicas e eletrônicas embarcadas. Sistemas como o ar-condicionado, vidros elétricos e o rádio são retrabalhados para serem acionados pelos mesmos botões e interruptores do carro original.