De fato, a cara invocada desse Mercedes C180 Coupé não define seu desempenho, mais pacato do que se espera de suas linhas esportivas. Ainda assim, dificilmente vai decepcionar. O motor quatro cilindros 1.8 CGI, que estreou no sedã, desenvolve ótimos 156 cv. Um excelente exemplo de que o investimento em propulsores menores e mais modernos pode gerar bons frutos. Trata-se de uma unidade com injeção direta e turbocompressor que garante maior eficiência, unindo alta potência específica a uma grande economia de combustível e, consequentemente, menor emissão de CO2.

O problema aqui não é o motor, mas o peso do carro. São 1.520 kg, que resultam em um peso/potência de 9,7 kg/cv – a mesma de um Sandero 1.6. Ou seja, o carro não tem arrancadas brilhantes, o que não significa que seu desempenho seja ruim – nem que lembre a tocada do Renault. O segredo desse propulsor está no torque de 25,5 kgfm, disponível entre 1.600 rpm e 4.200 rpm, e no câmbio automático que, apesar das trocas um pouco lentas, é bem escalonado e aproveita toda a força do motor. Essa combinação garante suavidade, agilidade, retomadas rápidas, ultrapassagens benfeitas e uma performance de respeito, com zero a 100 km/h em 8,9 segundos e máxima de 223 km/h, e comportamento dinâmico quase impecável.

Internamente, ele agrada pela configuração 2+2, típica de um cupê esportivo, com bancos individuais em couro. Quem vai na frente, desfruta do conforto e da sofisticação de um legítimo Mercedes. Bom acabamento e itens de segurança, como o sensor que detecta se o motorista está cansado, fazem parte do pacote, mas o ajuste longitudinal elétrico do banco do motorista e o sensor de estacionamento (acessório) fazem falta – principalmente este útimo, já que a visibilidade pelo vidro traseiro deixa a desejar. Culpa do design, que sacrifica a área envidraçada e o espaço para a cabeça. Mas isso é justificável pela proposta do carro. Ainda como plus, o modelo oferece um bom portamalas e preço atraente.

Comercializado só nessa configuração, o modelo sai por R$ 126.500, o que o deixa praticamente sem concorrentes no mercado nacional.

De cima para baixo: os instrumentos com boa leitura; o sistema de rebatimento dos bancos; o porta-objetos sob o apoio de braço; e os controles do som e do ar. Abaixo, a alavanca do câmbio, com o modo econômico e esportivo

 

 

 

Mercedes C180 Coupé

Motor quatro cilindros em linha, 1,8 litro,16V, turbo, injeção direta Transmissão automática sequencial, sete marchas, tração traseira Dimensões comp.: 4,59 m – larg.:1,99 m – alt.: 1,41 m Entre-eixos 2,760 m Porta-malas 450 litros Pneus 225/45 R17 Peso 1.520 kg ● Gasolina Potência 156 cv a 5.000 rpm Torque 25,5 kgfm a 2.500 rpm Velocidade máxima 223 km/h 0 – 100 km/h 8,9 segundos Consumo cidade: 10,3 km/l – estrada: 19,2 km/l (Europa) Consumo real cidade: 7,9 km/l – estrada: 13,6 km/l

As rodas aro 17, acima, têm pneus de perfil baixo, mas o conforto é garantido pela suspensão com amortecedores que se adaptam ao piso. Abaixo, o interior, com a sofisticação típica da marca alemã