O dia não começou bem para a Citroën com seu SUV coupé Basalt. Isso porque a Latin NCap, entidade uruguaia que promove testes de colisão para saber o nível de segurança de carros vendidos na América Latina, colocou o Basalt à prova. O resultado? Ele zerou os testes de colisão, ficando longe das cinco estrelas possíveis. 

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Crash-test Citroën Basalt – Foto: Latin NCAP/divulgação

C3, Basalt e Aircross tiraram zero

Seus dois irmãos de projeto, C3 Hatch e Aircross, também ficaram com zero estrelas nos seus respectivos crash-tests, enquanto a Latin NCap aponta motivos parecidos para as notas tão baixas: “O Basalt apresentou estrutura instável no teste de colisão frontal. O pretensor do cinto de segurança do passageiro dianteiro não funcionou como esperado e resultou em proteção fraca para o peito”, diz a entidade.  

Crash-test Citroën Basalt – Foto: Latin NCAP/divulgação

De 100%, o SUV coupé da Citroën conseguiu 39,37% de segurança para ocupante adulto, 58,35% para crianças, 53,38% para pedestres e 34,88% em assistência à segurança. Vale lembrar que, de série, o Basalt traz 4 airbags, sendo dois frontais e dois laterais dianteiros, bem como ESP, TC e Hill Holder, além do ISOFIX. Não dispõe, porém, de assistentes inteligentes de condução (ADAS).  

Crash-test Citroën Basalt – Foto: Latin NCAP/divulgação

Testes de segurança

Ele passou por cinco testes diferentes: impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres e ESP. O teste de impacto lateral de poste não foi realizado e foi classificado com zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas fileiras dianteira e traseira (não tem airbags de cortina). 

Basalt Shine 2026 – Foto: Citroën/divulgação

Outros motivos que reduziram tanto a sua nota foram citados pelo Latin NCap: o dummie infantil sofreu choque na cabeça durante o impacto lateral, a opção de desligar o airbag do passageiro não é oferecida, enquanto o alerta de uso do cinto de segurança funciona apenas para o motorista, sem aviso aos passageiros.  

Basalt indiano tem 6 airbags de série

Basalt Dark Edition - Foto: Citroën/divulgação
Basalt Dark Edition – Foto: Citroën/divulgação

Além disso, de quebra, a entidade ainda deu um “puxão de orelha” na Stellantis, dona da Citroën, alertando que o mesmo modelo, vendido na Índia, vem de série com 6 airbags. Nas palavras de Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, “Com este resultado, fica claro que, para a Stellantis, a vida dos consumidores da América Latina e do Caribe não importa tanto quanto a dos consumidores da Índia”. 

O que diz a Stellantis?

Citroën Basalt Shine T200 - Foto: Citroën/divulgação
Citroën Basalt Shine T200 – Foto: Citroën/divulgação

A Stellantis, dona da Citroën, diz que “reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia”.

Ainda em nota, o Grupo diz que “a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo, estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida”.

Citroën Basalt Shine T200 - Foto: divulgação
Citroën Basalt Shine T200 – Foto: divulgação

Esses testes de colisão realizados pela Latin NCap são feitos com recursos próprios, sem envolvimento da fabricante em questão, que não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade.