Crash test lateral será obrigatório no Brasil a partir de 2020

Novas regras passam a valer inicialmente para projetos novos, mas testes deverão ser realizados em todos os automóveis a partir de 2023

Divulgação

Uma resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) torna obrigatória a realização do crash test lateral como parte do processo de liberação para venda de um automóvel no Brasil.

A exigência entra em vigor em 1º de janeiro de 2020, para os veículos de projeto novo, mas até 1º de janeiro de 2023 será obrigatória em todos os veículos comercializados no País. Atualmente, as montadoras precisam fazer apenas testes de impacto frontal e traseiro.

Desde 2016, o Latin NCAP — organização independente que avalia a segurança dos automóveis vendidos na América Latina — inclui os testes de impacto laterais em suas avaliação. E o mau desempenho nesses testes que foram os principais responsáveis pelas notas zero obtidas por modelos como o Ford Ka e o Chevrolet Onix. Este último, aliás, recebeu três estrelas em novo teste, após receber reforços estruturais nas laterais. O que comprova a importância dos testes independentes (leia mais aqui)