As vendas de veículos elétricos e híbridos na China em agosto cresceram em um ritmo mais lento ante um ano e meio, à medida que o governo continua os esforços para acabar com as guerras de preços.

As vendas de veículos elétricos e híbridos superaram as de carros a gasolina pelo sexto mês consecutivo em agosto, mas o crescimento anual caiu de 12% em julho para 7,5%, segundo dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA) divulgados na segunda-feira.

Esse foi o menor ganho desde fevereiro de 2024, quando o segmento registrou uma queda de 11,6% nas vendas devido à mudança de horário do feriado de uma semana do Ano Novo Chinês.

+ Dona da Fiat abandona meta de veículos 100% elétricos na Europa até 2030
+ Elétricos e híbridos representam quase 10% das vendas de carros novos no Brasil em agosto

As vendas de automóveis totalizaram 2,02 milhões de veículos no mês passado, um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior, o crescimento mais lento em sete meses.

As vendas de carros devem apresentar crescimento mais lento no quarto trimestre, disse Cui Dongshu, secretário-geral da CPCA, citando um apelo do governo contra a concorrência excessiva que, segundo ele, “resolverá os problemas enfrentados pelo setor”.

A fabricante de veículos elétricos BYD cortou sua meta de vendas para este ano em até 16%, para 4,6 milhões de veículos, informou a Reuters na semana passada.