Enquanto a indústria automobilística mundial se debate para sobreviver no cenário da tal crise, por aqui nossa indústria voa em “céu de brigadeiro”. Os resultados do primeiro semestre deste ano impressionam: ao mesmo tempo em que o mundo despencou, tivemos crescimento de mais de 3% na comparação com igual período de 2008, nosso melhor ano. A redução ou isenção do IPI, uma maior oferta de crédito e a baixa dos juros foram fatores que conspiraram em favor desses resultados. E a Anfavea prevê que terminemos 2009 com a marca recorde de três milhões de veículos produzidos, um crescimento de mais de 6% com relação a 2008. A Associação dos Fabricantes antevê que esse recorde seja batido já em 2010, quando o impacto do grande volume de recursos injetados na economia pelo governo (PAC, entre outros) atingir seu auge. O primeiro semestre mostrou a Volkswagen líder em emplacamentos de automóveis, não levando em conta os comerciais leves. Quando somamos esses veículos, há uma inversão dessa liderança, com a Fiat assumindo a ponta.

Em nossa capa, uma reportagem exclusiva mostra em detalhes a arma que a Ford usará para melhorar seus resultados em 2010: uma surpresa guardada a sete chaves que MOTOR SHOW desvendou. A Ford trará do México o novo Fiesta, lançado na Europa no final do ano passado. Chega no ano que vem, trazendo o frescor de um produto que o mundo acabou de conhecer. Sua chegada não tira de linha o Fiesta atual, que permanece brigando com Gol, Palio e cia. É o interesse dos fabricantes mundiais em ter produtos competitivos no mercado nacional, hoje o quinto maior do mundo. Mas os fabricantes que não se iludam: o brasileiro está maduro e sabe que a marca que não oferecer qualidade e preço não cresce.

Douglas Mendonça | DIRETOR TÉCNICO