28/08/2025 - 11:45
Depois do Argo Trekking 1.3 manual, que renasceu das cinzas, foi a vez do Cronos 1.3 manual retornar ao catálogo. Assim, a Fiat volta a oferecer normalmente seus três modelos compactos com motor 1.3 Firefly aliado ao câmbio manual de cinco marchas: Argo, Pulse e Cronos. O motivo da pausa? Adequação as leis de emissões de poluentes.
+Avaliação: Fiat Cronos Precision 2026 ficou bonito, bom de guiar, e mais barato
+Toyota Yaris acabou no Brasil. Como fica a linha da marca japonesa?

Quando o Cronos 1.3 manual tinha saído de linha?
O Cronos 1.3 manual teve sua produção paralisada em janeiro, e seu fim (temporário) foi oficializado em abril, com a chegada da linha 2026. Desde que havia sido reestilizado, o sedan pequeno não contava com uma configuração com esse powertrain, disponível apenas na versão Drive.
Quanto custa o Cronos 1.3 manual 2026?

Por R$ 112,5 mil, a configuração Drive 1.3 manual reassume o posto de intermediária na linha: custa cerca de R$ 5,5 mil a mais que a Drive 1.0, e é R$ 4 mil mais barata que a Drive 1.3 CVT, equipada com transmissão automática. Esteticamente, as três são praticamente idênticas, com exceção dos faróis halógenos, presentes só na 1.0.
Motorização e desempenho

O motor é o 1.3 Firefly de quatro cilindros e oito válvulas, entregando 98/107 cv de potência com 13,2/13,7 mkgf de torque (gasolina/etanol), aliado ao câmbio manual de cinco marchas, a boa e velha caixa C513.
Segundo a Fiat, o modelo demora cerca de 11,0 segundos na prova de 0 a 100 km/h quando bebe etanol, ou 1,0 segundo a mais se estiver abastecido com gasolina. O consumo de combustível divulgado pelo Inmetro antes da sua “pausa” era de 12,9 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina, ou 9,0 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol.

Equipamentos e opcionais
Além dos faróis em LED, uma das grandes novidades dessa linha 2026, o Cronos Drive 1.3 manual traz alarme, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, multimídia de 7” com conexões sem fio, painel de instrumentos com tela de 3,5”, direção elétrica, airbag duplo, porta-malas com iluminação, monitor de pressão dos pneus (TPMS), luzes de leitura dianteiras e traseiras, retrovisores com ajuste manual, sensores de estacionamento traseiros, rodas de aço aro 15 com calotas, volante multifuncional, vidros elétricos nas quatro portas e travas elétricas.

Opcionalmente, ele pode receber o pacote estético S-Design, com visual mais descolado e escurecido, além de ar digital automático, bancos com forração diferenciada, câmera de ré, faróis de neblina em LED, chave presencial, partida do motor por botão, ajuste elétrico dos retrovisores externos e função tilt-down, volante em couro e rodas de liga-leve aro 15.
Cores
São seis opções de cores para a carroceria do Cronos Drive 1.3 manual: dois tons de branco, cinza, prata, preto e vermelho. O preto é a única cor gratuita, enquanto vermelho e um dos tons de branco custam R$ 1 mil. Os demais tons saem por R$ 2 mil. cada