Crossovers levam bomba em teste de eficiência dos faróis

0
6094

O instituto independente de segurança viária IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) realizou nos Estados Unidos um teste de eficiência dos faróis de 21 modelos de crossovers (alguns deles oferecidos no mercado brasileiro). E o resultado foi desapontador, com os melhores carros atingindo apenas uma pontuação “aceitável”.

A avaliação não levou em consideração a tecnologia utilizada (LED’s, xenônio ou halógenas), mas a eficiência da iluminação dos fachos baixo e alto em linha reta e em curvas leves e fechadas, para a esquerda e para a direita, além do nível de ofuscamento em luz baixa para os outros motoristas.

A melhor pontuação ficou com o Mazda CX-3, modelo que nos Estados Unidos oferece como opcional os faróis de LED adaptativos com controle automático de facho alto e que obteve bom desempenho em linha reta e em curvas para a direita com o facho baixo. Outros carros com desempenho aceitável foram o Ford Escape, o Honda CR-V e o Hyundai Tucson (sucessor do ix35 vendido no País).


Quatro carros vendidos no Brasil receberam a pontuação Marginal (BMW X1, Mitsubishi Outlander e Toyota RAV4 e VW Tiguan). Apesar do bom funcionamento dos conjunto no geral, todos eles apresentaram algum tipo de limitação, seja na iluminação em curvas ou no farol alto.

Na lista de carros que receberam a pontuação “Pobre” estão presentes oito modelos oferecidos no País: Audi Q3, Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Jeep Renegade, Jeep Wrangler, Kia Sportage, Mitsubishi ASX, e Subaru Forester. Nesses casos, a iluminação foi considerada insuficiente nos fachos alto e baixo. No Tracker, Wrangler, Sportage e ASX, outro agravante foi o excesso de brilho na luz do facho baixo, capaz de ofuscar os motoristas no sentido contrário.

Confira abaixo a pontuação dos testes (e consulte no link os resultados completos, em inglês):

Nota aceitável

Ford Escape

Honda CR-V

Hyundai Tucson

Mazda CX-3

Nota marginal

BMW X1

Mazda CX-5

Mitsubishi Outlander

Toyota RAV4

Volkswagen Tiguan

Nota Pobre

Audi Q3

Buick Encore

Chevrolet Trax (Tracker)

Fiat 500X

Honda HR-V

Jeep Patriot

Jeep Renegade

Jeep Wrangler

Kia Sportage

Mitsubishi Outlander Sport (ASX)

Nissan Rogue

Subaru Forester