Curiosidades sobre os chicotes elétricos

Quantos metros de cabos existem em um carro? E quem define as cores de cada fio? Confira as respostas para essas e outras perguntas

2448
Divulgação

Nos automóveis atuais, os chicotes elétricos desempenham mais funções do que a transmissão de energia dentro do veículo. Confira abaixo algumas curiosidades, apresentadas pela empresa de tecnologia Aptiv.

Função

Além de conduzir energia, os chicotes elétricos têm a função de interligar todos os sistemas do veículo, da injeção à central multimídia, sendo responsáveis pela transmissão dos dados entre os módulos eletrônicos.

Números

Um carro popular usa cerca de 400 cabos. Já em um veículo premium, esse número costuma dobrar. A diferença ocorre em função dos equipamentos instalados no automóvel. Atualmente, um automóvel possui em média 700 metros de cabos.

Cabos e cores

O chicote é separado por cores, conforme padrões estabelecidos pelos fabricantes e de acordo com a função exercida pelos cabos. No caso dos veículos elétricos, a regra é que os cabos de alta voltagem sejam sempre na cor laranja, independente da montadora.

Mão de obra

A produção de um chicote exige uma mão de obra de 40 funcionários, no caso dos carros mais populares, podendo ultrapassar a marca de 80 pessoas nos carros mais equipados.