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A edição de 2016 da feira de tecnologia de CES (Consumer Electronics Show), que começa nesta quarta-feira (6) e segue até sábado, em Las Vegas (EUA), não traz somente novos modelos de smartphones e televisões. Fabricantes tradicionais e novatos aproveitaram o evento para mostrar os seus projetos mais avançados para o futuro do automóvel.

A Volkswagen, por exemplo, levou à cidade dos cassinos o conceito elétrico Budd-e, primeiro modelo construído sobre a nova plataforma modular MEB, projetada exclusivamente para os futuros híbridos e elétricos da marca alemã, e que foi inspirada na clássica Kombi.

Outra atração da marca na CES é o Golf e-Touch, equipado com uma nova central multimídia com tela de 9,2 polegadas e controle de funções por gestos. A novidade deve chegar ao mercado ainda neste ano.

Já a Kia anunciou a criação da submarca “Drive Wise”, que irá focar no desenvolvimento de sistemas de direção autônoma. Com um investimento inicial de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 8 bilhões) nos próximos dois anos, a divisão irá focar no desenvolvimento de carros cada vez mais independentes, até atingir a capacidade de 100% de direção autônoma, em 2030.

A BMW mostrou dois conceitos inovadores construídos sobre o modelo i8. O i8 Mirrorless é, como o nome deixa claro, um conceito que troca os retrovisores por três câmeras, capazes de proporcionar uma visão traseira mais ampla e em alta resolução. Já o i Vision Future Interaction é um i8 autônomo, que sugere como será o painel dos futuros carros sem motorista. Seu principal destaque é a grande tela de 21 polegadas no painel, que se transforma em um sistema de entretenimento quando o condutor não está no comando.

Outro destaque da feira é a novata Faraday Future, empresa americana que quer disputar com a Tesla o mercado de veículos elétricos. O primeiro produto mostrado pela futura montadora é o conceito FFZERO1, um elétrico com mais de 1.000 cv e que, segundo a Faraday, será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de três segundos.