SÃO PAULO (Reuters) – O Banco Central relatou nesta quarta-feira o vazamento de dados pessoais vinculados a chaves Pix sob responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento S.A., em decorrência de falhas nos sistemas da empresa, que afirmou que o problema já foi “sanado”.

De acordo com nota do BC, o incidente de segurança não gerou a exposição de dados “sensíveis”, como senhas ou informações de movimentações financeiras, mas apenas dados cadastrais, que não permitem acesso a contas ou recursos de usuários.

“As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento”, afirmou a autarquia no comunicado.

O BC ainda informou que “ações necessárias” foram adotadas para a apuração do caso e que serão impostas medidas “sancionadoras previstas na regulação vigente”.

Em comunicado à imprensa, a 99Pay lamentou o ocorrido, afirmando que o vazamento atingiu um “número reduzido de chaves Pix indevidamente acessados” e que já contatou seus usuários afetados para oferecer “esclarecimentos e apoio”.

Segundo a empresa, o número de usuários impactados pelo incidente representa cerca de 0,0003% de sua base. Ela reiterou a informação do BC de que dados sensíveis não foram expostos.

A autarquia disse que o incidente tem “baixo impacto potencial para os usuários”.

 

(Por Fernando Cardoso)