Daimler testa caminhão autônomo nos EUA


A Daimler Trucks se tornou neste mês de maio a primeira fabricante do mundo a obter licença para uso de dois caminhões autônomos por vias públicas. Um dos veículos realizou a primeira viagem pela estrada 15 em Las Vegas, no estado americano de Nevada.

Batizados como Freightliner Inspiration Truck, os caminhões são baseados no modelo de linha Freightliner Cascadia Evolution, equipado com um motor diesel Detroit DD 15, com mais de 500 cv de potência, e uma transmissão automatizada DT12 de 12 marchas. O PBT (Peso Total Bruto) do conjunto é de 29,5 toneladas.

O diferencial em relação ao Cascadia Evolution é o sistema “Highway Pilot”, sistema de piloto automático que conta com um radar dianteiro e uma câmera estéreo e que trabalha em conjunto com outros equipamentos já presentes nos veículos de série, como o controlador automático de velocidade adaptativo e o alerta de mudança de faixa, para guiar o caminhão.

Para conseguir a certificação no estado americano, um exemplar do modelo passou por mais de 16 mil quilômetros de testes em uma pista de testes na Alemanha.