A Stellantis recentemente apresentou mais uma picape: trata-se da Dakota Nightfall, ainda em fase de conceito, que chegará de fato ao mercado brasileiro no início de 2026. Antes disso, porém, ela será lançada na Argentina (final de 2025). No país vizinho, inclusive, será sua produção, na planta de Córdoba.  

+Ram Dakota 2026: o que esperar da nova picape baseada na Titano?

+Avaliação: Ford Ranger Black 2026 é mesmo imbatível no custo X benefício?

Porém, essa nova Dakota não é totalmente inédita. Isso porque ela não é nada mais que uma Fiat Titano com modificações mecânicas e visuais, especialmente na dianteira. Mas, não paramos por aí: a Titano, por sua vez, é derivada da Peugeot Landtrek. E a picape da marca francesa, por fim, é uma versão evoluída da chinesa Changan Kaicene F70.  

Fiat Titano Ranch – Foto: Lucca Mendonça

A própria Kaicene evoluiu paralelamente com uma versão remodelada, a Lantuozhe, apresentada em 2022. Essa, depois, se tornou Changan Hunter no finalzinho de 2023, como permanece até os dias atuais no mercado chinês.

Changan Hunter – Foto: divulgação

Depois de uma “árvore genealógica” dessas, vale mostrar as diferenças entre essas picapes quase-gêmeas: 

Changan Kaicene F70 

Changan Kaicene F70 – Foto: Changan/divulgação

É a primeira integrante dessa família. Surgiu na China em 2019, na época com motores a gasolina e turbodiesel. Na realidade, o nome “Kaicene” foi utilizado até 2023, e desde então ela é chamada apenas de “Changan F70”. Seu desenvolvimento foi fruto da união da chinesa Changan com a então PSA Peugeot-Citroën, sua parceira no país.  

Peugeot Landtrek 

Peugeot Landtrek
Peugeot Landtrek – Foto: Divulgação

Cerca de 1 ano depois da F70, nascia a Peugeot Landtrek, derivada da primeira. Desenvolvida para mercados emergentes, tinha diferenciações visuais, como a cara mais típica da Peugeot, além de mudanças internas e algumas recalibrações mecânicas. Fabricada em Shenzen, na China, ela tinha foi montada também na Tunísia, Gana, Nigéria e Uruguai. Depois, passou a ser feita também na Argentina. 

Fiat Titano 

Fiat Titano – Crédito: Divulgação

A versão “Fiat” da Peugeot Lantrek surgiu no segundo semestre de 2023. Apesar de se parecer bastante com o modelo da marca francesa, tinha motorização própria (2.2 turbodiesel de 170 cv emprestada da van Ducato), bem como pontos exclusivos na dianteira (grade e parachoque retocado) e interior (acabamentos e emblemas). A Titano foi montada no Uruguai pela Nordex até o início de 2025, quando passou a sair da fábrica da Fiat em Córdoba, na Argentina.  

Ram Dakota 

Ram Dakota Nightfall - Foto: Lucca Mendonça
Ram Dakota Nightfall – Foto: Lucca Mendonça

É o terceiro fruto da Stellantis partindo do projeto da F70 chinesa. Trata-se de uma versão modificada com base nas Titano mais recentes, que já trazem suspensões, freios e direção recalibrados, bem como powertrain atualizado (2.2 turbodiesel de última geração, com 200 cv) e novos equipamentos de série (como pacote ADAS).  

Ram Dakota Nightfall - Foto: Lucca Mendonça
Ram Dakota Nightfall – Foto: Lucca Mendonça

A Ram Dakota, que ainda está em fase de conceito com a configuração Nightfall, deve dar as caras oficialmente na Argentina no final de 2025, chegando ao Brasil no começo de 2026. Será arquirrival de Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10 e afins, no segmento de caminhonetes médias. Ela deverá justamente preencher a lacuna entre a Rampage (hoje com preço máximo de R$ 270 mil) e a 1500 (começa em R$ 585 mil).    

Ram Dakota Nightfall – Foto: Lucca Mendonça

Como principal ponto de destaque versus a Titano, a Dakota traz dianteira exclusiva, com a cara das “Ram” mais recentes. O interior também deve ser outro, ainda que permaneça em segredo. Motorização e ajustes mecânicos possivelmente serão emprestados da Fiat.