A fábrica da Peugeot-Citroën em Porto Real (RJ), agora de propriedade do Grupo Stellantis, chegou a um marco histórico: 1 milhão de unidades produzidas desde sua inauguração, em 1º de fevereiro de 2001. Quem realiza o feito do carro 1 milhão, mais de 24 anos depois, é um exemplar do Citroën Basalt, na versão topo de linha Shine, pintado na cor Vermelho Rubi.  

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Citroën Basalt Shine 1 milhão – Foto: Citroën/divulgação

Mas a fábrica já foi responsável por produzir muitas outras “pérolas” da Peugeot e da Citroën no mercado brasileiro. Até porque, hoje, é a única unidade fabril que produz modelos da marca francesa em solo nacional. De lá, já saíram modelos memoráveis como Peugeot 206 e 207, Citroën Xsara Picasso, Citroën C3, além do Aircross.  

Citroën Basalt Shine 1 milhão – Foto: Citroën/divulgação

A planta sempre foi responsável pela fabricação de modelos de entrada das marcas francesas, enquanto os médios costumavam vir da Argentina (caso de Peugeot 307/308 e 408, ou Citroën C4 Pallas/Lounge e C4 Hatch), e os mais caros, diretamente da França (Peugeot 508/607, ou Citroën C4 VTS e C6, por exemplo).  

Produção Citroën C3 em Porto Real (RJ) – Foto: Citroën/divulgação

Veja os cinco modelos de maior sucesso nacional produzidos na fábrica de Porto Real, de acordo com dados de emplacamento do Denatran até janeiro de 2025: 

1º: Citroën C3 – mais de 430 mil unidades 

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Primeiro hatch nacional da Citroën, o C3 chegou ao Brasil há mais ou menos 22 anos, em maio de 2003, como um dos primeiros compactos premium da categoria. Ficou em produção até 2012, quando recebeu uma nova geração, que apostava na tecnologia. Esta seguiu em produção até o final de 2020, acumulando quase 145 mil exemplares fabricados. A terceira e atual geração, que aposta num segmento mais barato e popular, está no mercado brasileiro desde o segundo semestre de 2022.  

2º: Peugeot 206 – mais de 350 mil unidades 

Peugeot 206 1.0 16v – Foto: Peugeot/divulgação

Um dos primeiros carros a sair da planta de Porto Real foi o Peugeot 206, na ocasião nas versões de entrada, com motor 1.0 16v. Ainda assim, o famigerado hatch da marca francesa já estava presente no Brasil desde 1998, quando começou a vir importado da França. Sua produção durou até o final de 2009, e incluiu a perua 206 SW.  

3º: Peugeot 207 – mais de 270 mil unidades 

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Em terceiro colocado, justamente o sucessor do 206. Na realidade, era uma reestilização do 206, rebatizada como “207”, ainda que fosse bastante diferente do (totalmente novo) Peugeot 207 europeu. Essa “adaptação brasileira” formou família completa, com direito a sedan (207 Passion), perua (207 SW) e picape (Hoggar). O último a deixar as linhas de produção foi o 207 Hatch, que durou de meados de 2008 até o finalzinho de 2014.  

4º: Citroën Xsara Picasso – mais de 106 mil unidades 

Citroën Xsara Picasso 2001 – Foto: Citroën/divulgação

Tida oficialmente como o primeiro modelo produzido em Porto Real (RJ), a minivan Xsara Picasso nasceu para atender as famílias que buscavam conforto e espaço. Tinha, como diferenciais, cinco poltronas individuais e reclináveis, e até as clássicas “mesinhas” para refeições na parte de trás dos encostos dianteiros. Começou a ser importado da França ainda em 2000, mas já em março de 2001 ganhou nacionalidade brasileira. A Citroën oficializou seu fim de produção em abril de 2012.  

5º: Citroën Aircross – pouco mais de 90 mil unidades 

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O Aircross é outro que se dividiu em duas gerações totalmente distintas, ambas feitas na fábrica carioca. A primeira surgiu no segundo semestre de 2010, e vinha derivada do C3 Picasso, que nunca atingiu o sucesso do modelo aventureiro. Esta ficou em linha até o final de 2020, junto do C3 de segunda geração. O Aircross atual, já com estilo de minivan e opção de sete lugares, deu as caras apenas em novembro de 2023. A primeira geração ronda os 75 mil exemplares produzidos. 

Bônus: Peugeot 208 de primeira geração – pouco mais de 90 mil unidades 

Peugeot 208 primeira geração – Foto: Peugeot/divulgação

“Pau a pau” com o Aircross, está o Peugeot 208 de primeira geração, que foi produzido em Porto Real do início de 2013 até o começo de 2020, pouco antes da pandemia de Covid-19. O hatch, oficial substituto do 207, era totalmente diferente do seu antecessor, e mirava o mesmo mercado do Citroën C3 de segunda geração. Deu lugar ao atual 208, que sempre teve sua produção centralizada na Argentina.