Vencedor na Austrália, Carlos Sainz Jr. disse ter ficado “muito feliz” com o terceiro lugar no GP do Japão de Fórmula 1, neste domingo, 7. O espanhol largou do quarto posto e adotou uma estratégia diferente de seu companheiro de Ferrari, Charles Leclerc, que terminou logo atrás. “Tive uma boa corrida”, afirmou Sainz. “Estou muito feliz porque foi muito difícil lidar com o desgaste dos pneus.”

Sainz planejou dois pit stops durante a corrida, enquanto Leclerc optou por apenas um. Durante a corrida, surgiram algumas nuvens, o que diminuiu a degradação dos pneus. “Pensei que uma parada seria melhor”, afirmou o espanhol, que conseguiu várias ultrapassagens, incluindo uma sobre Leclerc nas últimas voltas para conquistar um lugar no pódio, ao lado de Max Verstappen e Sergio Pérez, ambos da Red Bull.

+ Fórmula 1: veja como ficou a pontuação após vitória de Verstappen em Suzuka
+ Dona da Fórmula 1 anuncia aquisição de direitos da MotoGP por 4 bilhões de euros

“Tive que ultrapassar muitos carros hoje e foi complicado”, disse Sainz, que afirmou achar difícil ganhar posições ao voltar à pista após seu segundo pit stop. “Sabia que precisava me aproximar do Lando (Norris, da McLaren) e do Charles. Fui rápido com aquele pneu duro, pude fazer as ultrapassagens e chegar ao pódio.”

O piloto da Ferrari, que ficou de fora do GP da Arábia Saudita por problemas médico, ocupa a quarta posição no Mundial, com 55 pontos. À sua frente estão Verstappen (77), Pérez (64) e Leclerc (59).

O próximo GP será na China, no dia 21 de abril, quando o evento volta ao calendário da Fórmula 1 pela primeira vez desde 2019. O fim de semana também terá a primeira corrida sprint em 2024. “Acho que será um fim de semana difícil para todos”, disse o piloto de 29 anos. “Ir para a corrida Sprint em uma pista em que não corremos há quatro ou cinco anos, com apenas uma hora de treino, vai ser um desafio.”

Confira abaixo a classificação geral do campeonato:

1º – Max Verstappen (Red Bull Racing): 77 pontos
2º – Sergio Perez (Red Bull Racing): 64 pontos
3º – Charles Leclerc (Ferrari): 59 pontos
4º – Carlos Sainz (Ferrari): 55 pontos
5º – Lando Norris (McLaren): 37 pontos
6º – Oscar Piastri (McLaren): 32 pontos
7º – George Russell (Mercedes): 24 pontos
8º – Fernando Alonso (Aston Martin): 24 pontos
9º – Lewis Hamilton (Mercedes): 10 pontos
10º – Lance Stroll (Aston Martin): 9 pontos
11º – Yuki Tsunoda (RB): 7 pontos
12º – Oliver Bearman (Ferrari): 6 pontos
13º – Nico Hulkenberg (Haas): 3 pontos
14º – Kevin Magnussen (Haas): 1 ponto
15º – Alexander Albon (Williams): 0 ponto
16º – Zhou Guanyu (Sauber): 0 ponto
17º – Daniel Ricciardo (RB): 0 ponto
18º – Esteban Ocon (Alpine): 0 ponto
19º – Pierre Gasly (Alpine): 0 ponto
20º – Valtteri Bottas (Sauber): 0 ponto
21º – Logan Sargeant (Williams): 0 ponto