No salão de Los Angeles, as atenções no estande da Honda estavam voltadas para a quarta geração do CR-V. O crossover está completamente redesenhado. Mais arrojado e esportivo, começa a ser vendido a partir de 15 de dezembro no mercado norte-americano. Por aqui, sua estreia é aguardada para o próximo ano. Pois bem.

De acordo com a marca, entre as novidades estão os equipamentos de luxo e a redução no consumo de combustível. Mas o modelo ainda derrapa ao transportar cinco passageiros em vez de sete ocupantes, como os concorrentes. Serão três versões: LX, EX e EX-L. Todas equipadas com um motor de quatro cilindros i-VTEC, de 2,4 litros e 185 cv de potência. Para os brasileiros, por conta dos impostos, sob o capô está o conhecido 2,0 litros de 150 cv. O calcanhar de Aquiles do carro continua, portanto. A transmissão é automática de cinco velocidades. A tração integral Honda Real Time All-Wheel-Drive com controle eletrônico é a única inovação mecânica do “jipão” de luxo.

Outra novidade é o sistema Eco-Assist, já encontrado em outros modelos da marca, que ensina como dirigir de maneira politicamente correta. Além disso, há o modo Econ para reduzir o consumo de combustível. Já o pacote de conveniência inclui, pela primeira vez, um aplicativo que permite ler as mensagens de celular, há câmera de ré no retrovisor, bancos de couro, teto solar, controle de estabilidade, ABS, airbags dianteiros, laterais e de cortina e os assentos dianteiros projetados para minimizar as lesões em caso de colisão traseira.

Seguindo o novo Civic, avaliado nesta edição, o CR-V traz inovações tecnológicas como a conexão com celular, o econômetro, a câmera de ré e uma nova tração 4×4