De olho nos radares

Há no mercado alguns aplicativos similares ao Waze que, além de calcular rotas, indicam a existência de radares fotográficos e de fiscalização policial. Mas em muitos casos, além de o banco de dados não ser completo, esses aplicativos – principalmente o Waze, o mais popular deles –, consomem seu plano de dados. Agora, se você não precisa de informações sobre o trânsito e sabe muito bem para onde está indo, há alguns apps que simplesmente alertam sobre a proximidade dos radares, sem consumir dados. É o caso do MapaRadar.


Cada tipo de radar ou ponto de atenção tem um ícone. É possível ajustar a distância para o início dos alertas

Vendido por R$ 4,99 (Android) ou US$ 1,99 (iOS), o aplicativo funciona de três modos diferentes. Você pode ver o mapa próprio do app, com os radares exibidos na tela, mas isso vai consumir seus dados e gastar muita bateria. Uma segunda opção é usar seu aplicativo preferido de navegação/trânsito (Waze ou Maps, por exemplo) e os alertas do MapaRadar aparecerão “por cima” dele – e nesse caso você terá o mesmo consumo de dados que sempre teve, com a vantagem de um banco de dados bem mais completo.


O MapaRadar tem base de radares sempre mais atualizada. Há o modo velocímetro e também dá para usá-lo integrado ao Waze ou ao Google Maps

Agora, se quiser economizar dados e bateria, basta deixar o app ligado que, mesmo com a tela de seu celular desligada, ele dará alertas sonoros e visuais na hora que você se aproximar de radares fixos (ou de locais onde costumam colocar os móveis). Assim ele não vai gastar seus dados, a não ser para atualizar o banco de dados (algo que você pode fazer quando estiver em uma rede wi-fi). O app ainda informa sobre postos de fiscalização policial, semáforos com câmera, pedágios e até mesmo lombadas (normais e eletrônicas).

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar