O Festival Interlagos Carros, evento automotivo que, de certa forma, se assemelha a um Salão do Automóvel (porém com sede no Autódromo de Interlagos), começou ontem (12) no período da tarde, e vai se estender até o próximo domingo, dia 15.

São várias marcas dentre fabricantes de automóveis, autopeças, acessórios, lubrificantes e por aí vai, que ocupam a área dos boxes do Autódromo, bem como espaços mais próximos da pista. 

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O evento reuniu 18 marcas e 24 lançamentos para o mercado brasileiro. Veja as principais novidades mostradas no Festival Interlagos Carros 2025, que de fato chegarão.

GWM 

GWM Haval H9 e Poer – Foto: GWM/divulgação

A marca chinesa prometeu início de produção brasileira para junho (linha Haval H6) e agosto (Poer P30 e Haval H9), primeiro no esquema chamado de “peça por peça”, com componentes trazidos separadamente da China, e certo nível de nacionalização (pintura, pneus, bateria 12 Volts e outros pormenores nacionais). A meta é atingir 60% de peças brasileiras no futuro.  

Foram duas grandes novidades: a caminhonete Poer P30 (se fala “Póuer”) e o SUV de sete lugares Haval H9, ambos com motorização turbodiesel de 2.4 litros, acoplada a um câmbio automático de nove marchas, que a GWM tanto ressalta ser de desenvolvimento próprio. No conjunto ainda está a tração 4×4 com reduzida.  

GWM Haval H9 – Foto: GWM/divulgação

A Poer é maior que as rivais, como Toyota Hilux e Chevrolet S10, e deve apostar forte nas tecnologias embarcadas e caçamba mais avantajada. Já o Haval H9, com jeitão de Land Rover Defender, foca também nas modernidades, como o estribo lateral elétrico com rebatimento automático, ou interior refinado com grandes telas. 

GWM Poer P30 – Foto: GWM/divulgação

Honda 

De uma vez só, a Honda mostrou três novidades no Festival Interlagos: Novos Civic eHEV e HR-V, além da inédita versão Touring Sport para o City Hatch. A última, ainda sem preço revelado, deve chegar ao mercado em agosto, e virá com elementos de design mais esportivos, como teto preto, capas dos retrovisores e rodas em black piano, além de grade em preto brilhante e outros detalhes “sport”, como ponteiras de escape e pedaleira exclusiva.  

Honda City Hatch Touring Sport – Foto: Honda/divulgação

Civic eHEV (Advanced Hybrid) e HR-V foram reestilizados. O sedan ganha novo parachoque dianteiro, além de multimídia com inéditas funcionalidades Google (Maps, Play Store e afins), mantendo o powertrain híbrido composto pelo motor 2.0 a gasolina, motor elétrico dianteiro e transmissão automática CVT. A Honda disse que vai oficializar seu lançamento “nas próximas semanas”, e só aí divulgará preços. 

Civic Advanced Hybrid – Foto: Honda/divulgação

O SUV compacto HR-V, que completa 10 anos de produção brasileira agora em 2025, sofre a primeira reestilização dessa segunda geração, lançada em 2022. São novos grade dianteira, parachoques, lanternas (agora fumê e com arranjos inéditos), rodas (aro 18 nas versões mais caras), moldura da multimídia (mais fina e discreta) e detalhes no console central (segundo a Honda, está mais prático de usar). Ele virá em julho, quando mais detalhes serão divulgados, incluindo preços. 

HR-V 2026 – Foto: Honda/divulgação

Ram 

O foco aqui foi nas grandalhonas 2500 e 3500: elas trocam de motor turbodiesel, praticamente. Na realidade, é uma profunda série de mudanças no 6.7 Cummins, de seis cilindros em linha, que ganha cabeçote redesenhado, sistema de admissão reprojetado, além de novos pistões, turbocompressor, válvulas de admissão e escape, sem contar a maior pressão no sistema de alimentação.  

Ram 3500 2025 – Foto: Ram/divulgação

A potência saltou para 436 cv (eram 377), fazendo das 2500 e 3500 as picapes turbodiesel mais potentes do país. Junto do motor renovado, há uma nova transmissão automática de oito velocidades, que lida com os quase 150 mkgf de torque (eram 117). A Ram prometeu desempenho superior, melhor dirigibilidade e menor consumo.  

Ram 3500 2025 – Foto: Ram/divulgação

Além disso, as grandalhonas passaram por mudanças visuais: grade e faróis redesenhados, bem como a parte inferior do para-choque dianteiro. As lanternas também estão com novo arranjo de luzes, e mais tecnológicas: trazem nelas os sensores do sistema de monitoramento de ponto-cego. Por dentro, uma inédita multimídia de 14,6”, com mais funções. As novidades chegarão em setembro.  

Ram 3500 2025 – Foto: Ram/divulgação

Fiat 

O Pulse Abarth 2026 foi oficialmente lançado, com direito a novo preço R$ 5 mil mais alto (R$ 157.990) e detalhes revelados. Mudam grade e para-choque dianteiro, em busca de linhas mais quadradas e verticais, como manda a nova identidade visual da Fiat. As rodas aro 18 passam a ser de série, com novo desenho e acabamento preto. A traseira não muda, porém o interior agora ostenta um novo par de bancos dianteiros: maiores, mais ergonômicos, exclusivos e com ajustes elétricos para o motorista.  

Fiat Pulse Abarth 2026 – Foto: Fiat/divulgação

A lista de equipamentos agora inclui também um teto-solar panorâmico fixo com cortina elétrica, assim como chegou nas demais versões do Pulse. A motorização segue 1.3 turboflex de até 185 cv com 27,5 mkgf de torque, aliado ao câmbio automático de seis velocidades. Direção, suspensão, freios, escapamento, aerodinâmica e estética são preparados para a esportividade.  

Fiat Pulse Abarth 2026 – Foto: Fiat/divulgação

Omoda & Jaecoo 

Além de anunciarem a presunçosa meta de vender 30 mil carros por ano no Brasil, a chinesa Omoda & Jaecoo (se fala “Djeicu”) prometeu duas novidades o último trimestre do ano: são eles Omoda 5 HEV e Omoda 7 PHEV. O Omoda 5 já é vendido no Brasil, mas apenas em versão 100% elétrica. Ganhará um irmão-gêmeo híbrido.  

Omoda 7 PHEV
Omoda 7 PHEV – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

O Omoda 5 HEV será o produto mais barato da marca, abaixo do irmão elétrico, que hoje ronda os R$ 210 mil. Terá dianteira própria (com grade para refrigeração do motor e afins), além de sistema híbrido convencional (1.5 turbo a gasolina, junto de outro motor elétrico dianteiro e transmissão CVT), para brigar com Toyota Corolla Cross, GWM Haval H6, BYD Song Pro (este plug-in) e afins.  

Omoda 7 PHEV – Foto: Omoda/divulgação

Já o Omoda 7, maior, tem porte de Ford Territory e BYD Song Plus, e motorização híbrida plug-in com quase 340 cv de potência, administrada por uma transmissão automática dedicada aos híbridos. As baterias de tração têm 18,5 kWh de capacidade. Trata-se basicamente do mesmo powertrain do Jaecoo 7 PHEV, já a venda. A meta aqui será incomodar BYD Song Plus, GWM Haval H6 PHEV e afins.  

Volvo 

EX30 Cross Country
EX30 Cross Country – Foto: Divulgação

A marca sueca apresentou duas novidades: a reestilização do XC60 e uma versão inédita do EX30. O SUV médio-grande híbrido plug-in, XC60, muda grade, parachoques e rodas, enquanto a traseira e o interior recebem modificações mais discretas. A multimídia, agora com 11,2”, tem mais funcionalidades e design saltado do painel, e há mais itens de série, como suspensões pneumáticas adaptativas e sistema de som Bowers & Wilkins emprestado do XC90.  

Volvo XC60
Volvo XC60 – Foto: Divulgação

Seus preços são: R$ 459.950 para a versão Plus, R$ 509.950 para a Ultra, R$ 519.950 para a Ultra Dark; e R$ 539.950 para a Polestar. Todas mantêm o powertrain híbrido plug-in com motor 2.0 turbo a gasolina, motor elétrico dianteiro, câmbio automático de oito marchas e baterias de 18,8 kWh de capacidade. São 462 cv de potência.  

Volvo XC60
Volvo XC60 – Foto: Divulgação

O EX30 Cross Country é o novo integrante da linha do SUV compacto elétrico. Com pegada mais robusta e aventureira, ganha parachoque modificado, parte dianteira preta, acabamentos traseiros em cinza fosco, pneus todo-terreno mais largos e rodas inéditas aro 19. Ele usa dois motores elétricos e tem tração integral, rendendo 428 cv de potência com mais de 55 mkgf de torque instantâneo. A prova de 0 a 100 km/h é cumprida em apenas 3,7 segundos, enquanto a autonomia INMETRO é de 327 km.  

EX30 Cross Country
O interior do EX30 Cross Country não oferece também quadro de instrumentos – Foto: Divulgação

A chegada do modelo às concessionárias está prevista para setembro deste ano, por R$ 314.950, sempre com baterias de 69 kWh de capacidade.  

Ford  

O novo Territory é a grande mostra da Ford para o Festival Interlagos. O SUV médio recebe um tapa no visual, que inclui dianteira redesenhada (faróis, para-choque, grade, capô, paralamas e afins), enquanto a lateral esbanja novas rodas e detalhes cromados, e a traseira recebe mudanças no para-choque, lanternas e logotipos. Por dentro, novas forrações, acabamentos e cores de materiais.  

Ford Territory – Foto: Divulgação

A motorização não deve mudar: 1.5 turbo a gasolina, que entrega 170 cv de potência com torque ao redor dos 27 mkgf, administrado pela transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Outros detalhes do produto, segundo a marca, serão divulgados mais próximo do lançamento, que ocorrerá ainda em 2025.  

Ford Territory – Foto: Divulgação