Pode até parecer um paradoxo. Mas não é. Algumas marcas de carro não vivem só de projetar e vender automóveis. E não estamos falando de outros tipos de veículos. De alimentos a utilidades domésticas, confira abaixo algumas das criações mais curiosas das montadoras.

Talvez o mais famoso (e bizarro) desses produtos são as salsichas feitas desde 1973 na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg (Alemanha). O produto é consumido nos restaurantes das unidades industriais europeias da empresa e também vendido em supermercados alemães, com o nome de Volkswagen Originalteil (Peça Original Volkswagen, em alemão). Em 2017, a salsicha VW — que inclusive consta nos catálogos de peças da empresa sob o código 199 398 500 Afoi o produto da marca mais vendido no mundo, com 6,8 milhões de unidades comercializadas.

Ainda dentro do ramo alimentício, a Peugeot era conhecida como fabricante de moedores de café e pimenta muitos anos antes de começar a produzir automóveis, no final do século 19. Mas nem a entrada da marca francesa no clube das montadoras de carros fez com que a empresa esquecesse do seu ramo de negócio inicial: até hoje, os artigos para cozinha da marca do leão estão entre os mais conceituados do mundo.

Se não bastassem as ferramentas e utensílios domésticos que levam a marca do oval azul,  os engenheiros do braço europeu da Ford resolveram aplicar a tecnologia de cancelamento de ruídos aplicada em carros como o novo Edge em uma casinha de cachorro capaz de cancelar ou reduzir ruídos incômodos para os bichos, como o dos fogos de artifício. Mas diferente das salsichas e dos moedores de pimenta, a casinha da Ford ainda está em fase de protótipo. Confira aqui o funcionamento do sistema.

E por falar em tecnologia, a Toyota comercializa em sua rede de concessionários no Japão o Kirobo Mini, um misto de bichinho virtual e assistente pessoal em formato de robô. Com cerca de 10 cm de altura, é capaz de se conectar com um carro ou uma casa inteligente para aprender com os hábitos do dono e estabelecer diálogos mais interessantes.

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