VOLVO C30 T5 R$ 131.988

Acima, o belo painel, o volante com controles de som e regulador de velocidade e o câmbio automático. A traseira tem design bem polêmico

O T5 tem como principal diferencial do restante da linha C30 seu motor cinco cilindros turbo de 230 cv, com câmbio manual de seis velocidades (R$ 125 mil) ou automático de cinco (R$ 132 mil, modelo avaliado). Brinquedo caro! As críticas ficam por conta do peso das portas, o que dificulta o manuseio, principalmente com o carro em subidas (um drama para abrir) ou descidas (difícil de fechar). Preço que se paga pelos reforços estruturais que minimizam impactos laterais no caso de acidentes.

Outro problema está no acesso ao banco traseiro: na versão T5 o acionamento é elétrico, mas o sistema não tem memória, e sempre que alguém entra ou sai é necessário regulá-lo de novo. Além disso, o espaço traseiro é bem limitado. Pessoas mais altas não conseguem se acomodar: custo do design arrojado.

Mas é em suas linhas e diferenciais de acabamento que estão os charmes do T5. Rodas aro 17, faróis bixênon com ajuste automático de altura, bancos com controle elétrico, sensor de chuva, sistema de áudio premium e volante e manopla do câmbio revestidos de couro e alumínio.

Já o motor fornece uma boa força de 32,6 kgfm das 1.500 até as 5.000 rpm, o que torna a condução do T5 deliciosa. Em qualquer regime de rotações, basta pisar fundo que seu motor despeja força nas rodas, garantindo respostas sempre vivas e rápidas, mesmo com seus exagerados 1.437 kg. Mesmo assim, este hatch para lá de “modernoso” consegue atingir a máxima de 235 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h, a partir da imobilidade, em apenas 7,1 segundos. Mérito da ampla gama de torque oferecida pelo motor cinco cilindros turbinado.