Finalmente o Gol está com seus dias contados. A chegada do Gol NF (New Family em inglês ou, o que é mais provável, Neue Familie em alemão) para o início do próximo ano deverá colocar o velho Gol que conhecemos na alça de mira da Volkswagen. Muito mais que um novo carro, é toda uma nova família que está nascendo. A versão hatch terá dimensões semelhantes às do Gol atual e o objetivo é fazer com que, aos poucos, o novo modelo substitua o maior sucesso de vendas da marca. Essa família utilizará a mesma plataforma do Fox, semelhante à do Polo.

A família NF será composta por um hatch, um sedã (para o qual a saída de linha do Voyage deixou uma lacuna), uma picape (que será a nova Saveiro) e um SUV (que brigará de frente com o Ford EcoSport). Por enquanto, não há lugar para uma station nessa família e, nesse caso, a Parati sairia de cena cedendo seu posto de carro familiar de entrada para a SpaceFox. As linhas da fábrica de Taubaté (SP) já estão sendo adaptadas para que se inicie, até o final deste ano, a produção da nova família, conforme confirmado pela própria VW.

Ao que tudo indica, o modelo acima, flagrado em testes da Escandinávia, é um pré-série do novo Volkswagen Luna Sedan, que será produzido no Brasil e exportado para outras partes do mundo, assim como o restante da família

Cerca de 4.200 empregados da planta entraram em férias coletivas no mês de agosto para a finalização das obras de modernizacão. Inicialmente, os planos eram lançar primeiro a versão sedã, mas houve um temor: como o novo sedã brigará diretamente com Prisma, Siena, Logan e Fiesta três volumes, a mídia e os consumidores poderiam pensar que a versão hatch viria já no lugar do Gol atual que, nesse caso, sairia de produção. Essa possibilidade, caso se concretizasse, poderia trazer grandes prejuízos, comprometendo as vendas do Gol atual. Alterou-se então o plano de lançamento.

Chega primeiro o hatch e, imediatamente, a Volkswagen deixará claro que a produção do Gol permanecerá inalterada. Na realidade, a partir do lançamento do Luna (um dos prováveis nomes do novo hatch), o Gol atual será ofertado apenas na versão 1.0 com acabamento mais simples, enquanto o novo hatch terá motores 1.4 (o mesmo da Kombi, mas agora com uma configuração adequada ao novo carro) e 1.6 (o mesmo utilizado por Fox e Polo), ambos flex. As linhas da nova família seguem a tendência ditada pelo novo design alemão, agora sob o comando do famoso designer Walter D’Silva. Com a meta de uniformizar as linhas da VW em todo o mundo, o desenhista italiano apresenta as novas linhas mundiais da Volks no Salão de Frankfurt, em setembro.

Corsa 1.4 R$ 35.745

Acabou de receber essa ótima motorização 1.4 de 105 cv (álcool). É econômico, tem o melhor desempenho do Concorrentes segmento e um bom espaço interno. A GM está tentando recuperar o terreno perdido pelo Corsa com uma política agressiva de preços. E, ao que parece, está dando certo.

Clio 1.6 R$ 35.298

Na Europa, já mudou há cerca de dois anos, mas essa carroceria ainda é oferecida como opção mais barata. Por aqui, utiliza-se a estrutura antiga com elementos de design do modelo novo. Econômico, confortável e agradável de dirigir, não consegue decolar nas vendas.

206 1.4 R$ 39.104

Na Europa, eles já têm o 207. Aqui, dispomos apenas do 206 que, em breve, deverá ganhar uma reestilizacão que o deixará visualmente semelhante ao novo modelo. Assim como a Renault fez com o Clio. Também é econômico, tem motor flex, é fácil de dirigir e tem desempenho razoável.

Palio 1.4 R$ 33.932

É o segundo carro mais vendido de nosso mercado. Perde sempre a liderança para o combativo Gol. Sua carroceria, que já foi exaustivamente remodelada, é a mais antiga dos concorrentes. O próximo passo é o lançamento de um novo monobloco. Tem um rodar confortável e seu desempenho é mediano.

Ford B402 1.6 R$ 32.000 (estimado)

Novo projeto da Ford com plataforma do Ka está previsto para 2008, como o novo Luna. Tem a desvantagem de, pelo menos inicialmente, ser oferecido apenas na versão duas portas, ao contrário do Volkswagen, que só terá quatro portas. Em contrapartida, o Ford terá motores 1.0 e 1.6 flex.

As características expressas no Tiguan – um novo SUV produzido sobre a plataforma do Golf europeu e que deverá ser comercializado inicialmente na Europa – nortearão todas as reestilizações da Volkswagen nos próximos tempos. O SUV da nova família NF, aliás, deverá ter linhas bem semelhantes a essas do Tiguan. O novo hatch Luna 1.4/1.6 (a dúvida com relação ao nome reside no fato de ser feminino e não expressar a robustez que a marca quer que o carro represente) brigará pela preferência do consumidor com Corsa 1.4/1.8, Palio 1.4/1.8, 206 1.4/1.6, Clio 1.6 e Fiesta 1.6, carros que custam entre R$ 32.000 e R$ 45.000.

Mesma faixa de preço do novo Volkswagen. Apesar de o objetivo futuro ser descontinuar definitivamente a plataforma Gol de motor longitudinal, não teremos para antes do final de 2008 o lançamento de um Luna 1.0 de acabamento mais simples. O Gol sairá de cena aos poucos. Por enquanto, o espaço destinado ao carro de entrada continuará sendo ocupado pelo Gol 1.0 básico. Pelo menos, até o primeiro semestre de 2009. Até lá os fãs de Gol podem ficar tranqüilos que ele continua.

1. Na linha Gol, a nova geração sempre conviveu com a antiga, antes de aposentá-la. Foi assim quando o Gol quadrado foi substituído pelo “bolinha” e quando esse saiu de cena para a chegada da carroceria atual.

2. O Tiguan é o primeiro modelo com a nova “cara” da Volkswagen. O SUV da família NF deve ficar parecido com ele.

SEM O MOTOR 1.0 PARA O LUNA, O GOL ATUAL TERÁ UMA SOBREVIDA